NotíciasPorto AlegreTecnologia & Inovação

Porto Alegre lança rede de apoio às produções audiovisuais

O Escritório de Apoio à Produção Audiovisual – Porto Alegre Film Commission – vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) – lançou nesta quinta-feira, 30, a Rede Film Commission, durante o South Summit. O evento, que aconteceu no Marketplace da prefeitura, apresentou a iniciativa que tem o objetivo de conectar parceiros e prestadores de serviço da cadeia produtiva de conteúdos audiovisuais.

Publicidade

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, a Rede é uma iniciativa pioneira. “Ela vai agregar e promover os parceiros em um ambiente virtual, gerando uma conexão direta e garantindo um ambiente amigável para a negociação entre produtores e o receptivo local”, explicou. A Rede busca captar parceiros em empreendimentos da indústria criativa, hotéis, restaurantes, transporte, agências de turismo, governo, organizações culturais e entidades setoriais.

A coordenadora de Economia Criativa da SMDET, Joana Braga, explica que a Rede Film Friendly trabalha em conjunto com a Film Commission para promover a Capital como um destino atraente e amigável para produções audiovisuais.

Publicidade

“A criação da Rede é mais um passo na construção da política de atração de produções audiovisuais e novos investimentos para a cidade. Objetiva a redução dos custos de produção e, em contrapartida, oferece ao parceiro novas oportunidades de negócios, de promoção e fortalecimento de marca”, explicou Joana.

Para a diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do RS, Ana Fagundes, o trabalho em parceria só tende a fortalecer a cadeia e a economia. “Precisamos de uma Film Commission consolidada para atrair produções de todos os tipos para Porto Alegre”, disse.

Representantes da Film Commission da Secretaria de Cultura de Pelotas, Abrasel, Sindilojas, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), Fórum de Governança Local de Audiovisual, Instituto Estadual de Cinema (Iecine) estiveram no lançamento. O cadastro da Rede Film Commission está disponível neste link.

Porto Alegre está no foco de grandes produções comerciais, publicitárias, documentais e educativas, curtas e longas metragens. O segmento encerrou 2022 com mais de 900 autorizações emitidas pela Film Commission, para produções, locações e produtoras.

Botão Voltar ao topo