Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Bourbon Shopping de Novo Hamburgo terá sábado de vacinação contra a gripe

Imunização será aplicada das 13h às 18h para o grupo prioritário; exceto crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade

Neste sábado, dia 15, das 13h às 18h, os cidadãos de Novo Hamburgo têm outra chance de se imunizar contra a gripe (Influenza) no ponto de vacinação do Bourbon Shopping Novo Hamburgo (piso térreo).

Nesta fase inicial, o grupo prioritário para vacinação inclui gestantes, puérperas, indígenas, profissionais da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a partir de 6 anos), pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Não serão vacinadas no Shopping crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Para a vacinação, é importante levar documento com foto e cartão do SUS de Novo Hamburgo. Pacientes crônicos e deficientes permanentes devem apresentar também algum documento, laudo ou receita médica que comprove a condição clínica. Já os profissionais, algum documento que comprove o vínculo empregatício.

Ponto de imunização também vacina contra a covid

No ponto de vacinação do Shopping, pessoas com 12 anos ou mais podem receber a primeira, segunda ou terceira dose (primeiro reforço) da vacina contra a covid. A quarta dose (segundo reforço) será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, além da vacina Pfizer Bivalente para o grupo prioritário. Crianças não serão vacinadas no local.

É importante levar a documentação necessária: para a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência em Novo Hamburgo ou cartão do SUS. Para as demais doses, é necessário apresentar comprovante de vacinação das doses recebidas anteriormente e documento de identificação.

O ponto de vacinação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Bourbon Shopping Novo Hamburgo, com previsão inicial de duração até maio deste ano. O Shopping fica na Avenida Nações Unidas, 2001, no bairro Rio Branco.

Principais riscos da gripe influenza

A gripe influenza, comumente chamada de gripe, é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, calafrios e fadiga.

Os principais riscos da gripe influenza incluem complicações graves, como pneumonia e doenças cardíacas. As pessoas mais vulneráveis a essas complicações são crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, asma e doenças cardíacas. Em casos graves, a gripe pode levar à hospitalização e até mesmo à morte.

Outra preocupação com a gripe influenza é a possibilidade de mutação do vírus, o que pode levar ao surgimento de novas cepas virais para as quais a população pode não ter imunidade, resultando em pandemias globais. Por esse motivo, a vacinação anual contra a gripe é altamente recomendada para reduzir o risco de infecção e ajudar a prevenir a propagação do vírus.

Botão Voltar ao topo