NotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

STIHL forma nova turma de colaboradores em curso técnico de mecatrônica

A STIHL realizou a cerimônia de formatura da segunda turma do Curso Técnico Dual de Mecatrônica STIHL, com a graduação de 12 colaboradores. Essa capacitação exclusiva foi desenvolvida pela própria empresa em parceria com especialistas da STIHL, SENAI-RS e Câmara Brasil-Alemanha (AHK).

Iniciado em 2017, o curso é gratuito e tem como objetivo principal proporcionar uma formação qualificada aos participantes, com vivências reais da rotina de trabalho de um profissional do segmento mecatrônico. O currículo do curso segue um plano com 70% de aulas práticas e 30% de conteúdo teórico, seguindo o modelo utilizado pela matriz alemã da organização.

No Brasil, não existe uma formação semelhante à oferecida pela STIHL. Além dos resultados qualitativos, a Formação Dual também apresenta resultados numéricos significativos, como a economia obtida por meio das soluções encontradas pelos técnicos para problemas internos.

“A qualificação da mão de obra é um desafio do mercado atual. Não basta apenas contratar profissionais diferenciados, é necessário atualizá-los para alcançar os objetivos da STIHL, que incluem a ênfase na inovação, digitalização voltada para a Indústria 4.0, produtividade e qualidade nos processos. Portanto, oferecer uma capacitação diferenciada para nossos profissionais que já estão imersos na cultura organizacional da empresa nos permite elevar o nível do nosso corpo técnico e, consequentemente, aumentar nossa competitividade no cenário global”, afirmou Arno Tomasini, Vice-Presidente de Operações.

O curso possui uma duração de três anos e uma carga horária total superior a 5,2 mil horas. Os colaboradores formados foram selecionados por meio de um processo seletivo que incluiu uma prova de conhecimentos básicos (português, matemática, lógica e inglês), dinâmica de grupo e entrevista individual.

Para participar do processo, os candidatos precisavam ter pelo menos dois anos de experiência na empresa e estar atuando em um dos cargos iniciais de produção, logística ou qualidade.

Botão Voltar ao topo