NotíciasSaúde

Governo Federal orienta usar máscara diante de sintomas gripais

Em nota técnica, pasta recomenda o uso do equipamento de proteção para quem tem sintomas gripais, fatores de risco ou diagnóstico da doença

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica nesta sexta-feira (23) em que reforça a importância do uso de máscaras de proteção facial para prevenir a transmissão da covid-19. A recomendação vale para pessoas com sintomas gripais, fatores de risco para complicações da doença e casos suspeitos ou confirmados da infecção pelo novo coronavírus.

Segundo a pasta, os grupos com fatores de risco incluem imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Esses grupos devem usar máscara especialmente em locais fechados e não ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.

A nota técnica destaca que, apesar do fim da emergência em saúde pública de importância internacional declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus continua a circular no Brasil e no mundo.

“O vírus ainda tem caráter pandêmico, com transmissão generalizada, e ainda há risco do surgimento de novas variantes que podem ser ainda mais graves do que as variantes atualmente em circulação e devem ser monitoradas.”

Além do uso de máscaras faciais, o ministério classifica como importantes medidas não farmacológicas que incluem o distanciamento físico, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão, a limpeza e desinfecção de ambientes e o isolamento de casos suspeitos ou confirmados.

A pasta também reitera a importância da vacinação contra a covid-19, disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. O reforço da bivalente está disponível para toda a população acima de 18 anos que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente.

Botão Voltar ao topo