Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulVariedades

Caxias do Sul tem potencial para o turismo de negócios e eventos, diz executiva da Embratur

Vaniza Schuler destacou que Caxias do Sul possui um perfil de turista com maior poder aquisitivo, disponibilidade de tempo e que visita a cidade por necessidade.

A cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, é uma referência nacional no turismo de negócios e eventos, segundo a gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Vaniza Schuler. Ela foi a palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (26), onde apresentou as oportunidades e os desafios desse segmento.

Vaniza Schuler destacou que Caxias do Sul possui um perfil de turista com maior poder aquisitivo, disponibilidade de tempo e que visita a cidade por necessidade. Ela afirmou que o foco não deve ser apenas atrair mais turistas, mas saber aproveitar as oportunidades que eles trazem consigo. Para isso, é preciso investir em marketing, estruturação de produtos, pesquisa e mapeamento da demanda e oferta de atividades corporativas e de lazer.

Vaniza-Schuler-palestrou-na-RA-da-CIC-Caxias-(2)
Vaniza Schuler – Foto por: Júlio Soares/Objetiva

A executiva da Embratur ressaltou ainda a importância de um calendário permanente de eventos para movimentar o turismo na cidade. Ela disse que Caxias do Sul se destaca por ter um parque industrial e um conhecimento científico que atraem visitantes interessados em fazer negócios e se conectar com marcas locais. Ela citou como exemplo o turismo industrial, que é considerado o berço na região.

A reunião-almoço também contou com a presença da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva 2024 e das 15 candidatas ao título de Rainha e Princesas da 34ª edição do evento. A escolha do trio de soberanas está marcada para 26 de agosto e a festa vai ocorrer de 15 de fevereiro a 3 de março.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, também defendeu a importância do turismo de negócios e eventos para a cidade. Em seu discurso de abertura, ele disse que Caxias do Sul tem uma infraestrutura de qualidade, mas precisa de um centro de eventos moderno e preparado para o futuro. Ele afirmou que o turismo de negócios impulsiona a economia local e promove a troca de conhecimento e experiências, fortalecendo a imagem da cidade como polo de desenvolvimento. Ele elogiou a iniciativa da Embratur e da Festa da Uva em trazer informações e oportunidades para o setor.

Botão Voltar ao topo