Cidades do RSRio Grande do Sul

Sapiranga realiza 14ª Conferência Municipal de Assistência Social dia 28 de junho

No dia 28 de junho Sapiranga realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, um evento aberto à comunidade interessada em discutir e aprender mais sobre os temas em debate. O tópico principal deste ano é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão adotado em todo o país para as ações de assistência social. Esse sistema é planejado e implementado em colaboração entre os governos federal, estaduais e municipais, em parceria com a sociedade civil. Ele garante o acesso adequado aos serviços para milhões de brasileiros de todas as faixas etárias.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente com antecedência por meio deste link. A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá na sede da Associação de Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Sapiranga (ATAPES), localizada na rua Cândido Rondon, 277, bairro Centenário. Durante a parte da manhã, o encontro abordará o tema geral, enquanto as discussões em eixos temáticos ocorrerão durante a tarde.

Confira a programação :

8h30 às 9h15 – credenciamento.

9h15 – Leitura e aprovação do Regimento interno.

9h30 – Solenidade de Abertura

9h45 – Palestra Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” com membro do Conselho Estadual de Assistência Social,

10h30 – Apresentação artística dos alunos da Apae

11h – Apresentação das deliberações da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

11h30 às 13 h – Almoço

13h15 – Eixos temáticos para trabalhos em grupos:

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais dos país.

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

15h – Apresentação dos trabalhos dos grupos e deliberações.

15h30 – Eleição dos delegados para 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

16h – Encerramento.

Botão Voltar ao topo