EmpregoNotíciasRio Grande do Sul

RS Criativo lança projeto de capacitação para empreendedores culturais

Programa estadual prevê 1,5 mil horas de formação em diversas regiões do RS

O programa RS Criativo, criado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) para fomentar a economia criativa no Rio Grande do Sul, lançará na próxima semana o projeto Caravanas RS Criativo 2023, que oferecerá cerca de 1,5 mil horas de capacitação para empreendedores e aspirantes a empreendedores dos setores criativos. O projeto conta com o apoio do Sebrae/RS e terá atividades presenciais e virtuais em diversas regiões do Estado.

Eventos de lançamento

Os eventos de lançamento do projeto serão realizados em Porto Alegre e Caxias do Sul, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo. Na capital, o evento será no dia 17 de julho, às 18h, na Sala Sebrae, do Instituto Caldeira. Na ocasião, haverá a apresentação das Caravanas RS Criativo 2023 e exposição dos cases de Andreza Mosz da Muy e de FlowJack, com a marca Tecendo com Tinta Preta.

No dia seguinte (18), às 15h30, em Caxias do Sul, o evento será na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do município (CIC-Caxias), com transmissão pelo canal do youtube da Sedac. O vice-presidente de Indústria da entidade, Ruben Bisi, será o anfitrião do encontro, que terá a apresentação das Caravanas e o lançamento do selo do programa Caxias Criativa. Também haverá exibição dos cases Vielas Espaço Cultural e Cristina Lisot Arte Têxtil.

Ainda em Caxias, a secretária Bia Araujo visitará a Galeria de Arte Gerd Bornheim, na qual está a exposição “Jardim de Roccas”, da artista Cristina Lisot. Esta iniciativa conta com recursos do Pró-Cultura – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Caravanas RS Criativo 2023

As Caravanas RS Criativo 2023 são parte integrante do programa RS Criativo e percorrerão as Regiões Funcionais Coredes do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, Litoral Norte, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro, Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, Alto da Serra do Botucaraí, Média Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea.

O projeto prevê palestras virtuais inspiracionais, trilhas de capacitação on-line para cada região funcional do Estado, conteúdos offline disponíveis a qualquer tempo e ciclo de residência Empretec presencial em três regiões do Estado.

“Queremos quadruplicar o público atendido pelo programa, num processo de mentoria para negócios criativos”, explica a coordenadora do RS Criativo, Carol Biberg.

Formação para a economia criativa

As Caravanas RS Criativo 2023 são uma oportunidade para quem quer se qualificar e se inserir na economia criativa, que abrange setores como artes, música, moda, games, entre outros. O projeto oferecerá palestras, oficinas, conteúdos gravados e uma jornada exclusiva de residência criativa e empreendedora, que atenderá 90 negócios criativos em nove regiões do Estado.

O objetivo é capacitar os participantes para lidar com o novo cenário, marcado pelo avanço das tecnologias digitais e pela necessidade de inovação e sustentabilidade. As formações serão ministradas por uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas de atuação no Brasil, com o intuito de ampliar a compreensão estratégica sobre a dinâmica da economia criativa.

As Caravanas fazem parte do eixo Territórios Criativos – Nova Temporada, que são realizadas pela Sedac, por meio do RS Criativo, com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal, e apoio do Sebrae. As atividades serão gratuitas e voltadas principalmente para quem atua e reside nas nove regiões funcionais do Estado.

RS Criativo

O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa no Rio Grande do Sul. Contempla os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com as demais secretarias estaduais.

O programa atua por meio de cinco eixos: Observatório – Pesquisa e Informação (sistematização de informações, indicadores e pesquisas); Mercado e Circulação (ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais); Territórios Criativos (disseminação das cadeias produtivas da economia criativa em todo o RS, diálogo e apoio a ações e iniciativas já existentes no território); Promoção e Investimento (identificação de distintas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais); e Capacitação e Residência (capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com a oferta de cursos, consultorias, residências e encontros setoriais).

Por meio de seus eixos de ação, o programa desenvolve recursos e processos formativos voltados para a criação de competências técnicas e gerenciais, o fortalecimento de arranjos produtivos e de redes colaborativas entre os agentes da economia criativa.

Botão Voltar ao topo