EventosNotíciasPorto Alegre

Ópera Estúdio realiza recitais gratuitos no Complexo Cultural Theatro São Pedro

Apresentações de cantores líricos ocorrem à tarde e à noite no dia 26 de julho

O Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos continua sua série de recitais com as apresentações das Vozes do Ópera Estúdio 2023, que acontecerão em 26 de julho. Serão realizadas duas sessões: às 15h, exclusiva para estudantes mediante inscrição prévia da escola por e-mail até 24/7; e às 19h, aberta ao público geral com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento. Ambas as apresentações serão no Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Complexo Cultural Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Vitrine de talentos

A Vozes do Ópera Estúdio 2023 é uma oportunidade para destacar os talentos do Ópera Estúdio e também oferecer um programa acessível aos amantes do canto lírico. Serão sete apresentações no total, distribuídas em quatro datas, nas últimas quartas-feiras de junho, julho, agosto e setembro.

Repertório consagrado

Para os recitais do dia 26 deste mês, cada cantor selecionou uma obra solo para interpretar, acompanhado pelo pianista Patrick Menuzzi. O repertório incluirá peças consagradas de renomados compositores como Vivaldi, Leoncavallo, Berlioz, Gounod, Sir Arthur Sullivan, Mozart, Donizetti, Verdi, Bizet, Puccini, Chapí, Strauss II e Bernstein. Antes de cada apresentação, os artistas irão conversar com o público sobre a história da música. Além disso, a atmosfera teatral da ópera será realçada por meio de figurinos e uma ambientação intimista, com decoração à luz de velas.

Oportunidade para cantores

O Ópera Estúdio oferece a cantores em início de carreira a oportunidade de estudar com uma equipe multidisciplinar de professores. O projeto é financiado pela Secretaria da Cultura (Sedac) e realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em parceria cultural com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) e a Fundação Theatro São Pedro (FTSP).

Após um rigoroso processo de seleção por audições, foram selecionados 27 participantes para participarem de seis meses intensos de aulas com renomadas referências musicais do Brasil. Ao longo de 2023, o público poderá acompanhar a evolução da turma por meio de quatro recitais e, em novembro, apreciarão o espetáculo de encerramento: a montagem completa da ópera Carmen, de Georges Bizet.

Sucesso na Edição de 2022

A primeira edição do Ópera Estúdio, realizada em 2022, marcou um novo capítulo na história da ópera no Rio Grande do Sul. A turma composta por 18 cantores teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades por meio de aulas semanais de canto, repertório, expressão corporal e cênica, entre outros assuntos, totalizando mais de mil horas de carga horária. No final do ano, o projeto culminou na emocionante encenação da opereta A viúva alegre, de Franz Lehár, em uma adaptação inédita.

Neste ano, o diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, assume novamente a coordenação-geral do Ópera Estúdio 2023. Os diretores pedagógicos do projeto são Flávio Leite e Eiko Senda, além da equipe de professores envolvida no curso.

2º Recital Vozes do Ópera Estúdio 2023

Árias e trechos de óperas consagradas interpretadas pelos alunos do Ópera Estúdio

Quando: quarta-feira (26/7); às 15h

– público estudantil, mediante inscrição prévia da escola até o dia 24/7 pelo e-mail atendimento.ospa@gmail.com; às 19h

– público geral, com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento

Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Multipalco Eva Sopher do Complexo Cultural Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº – Porto Alegre)
Classificação etária: livre

Botão Voltar ao topo