Cidades do RSSaúde

HBO: o melhor hospital de oftalmologia do Sul do país

A instituição se destaca na formação de especialistas e no tratamento de doenças oculares, com excelência e inovação

O Hospital Banco de Olhos São Pietro (HBO) é uma referência nacional no ensino e na pesquisa em oftalmologia. Com uma história de sucesso que começou em 1988, o hospital oferece programas de residência médica e de aperfeiçoamento em diversas subespecialidades oftalmológicas, além de atender milhares de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada.

Publicidade

Líder na formação de oftalmologistas

O programa de residência médica do HBO é o melhor da região Sul do Brasil e o sétimo do país, segundo a avaliação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A instituição mantém esse alto padrão há três anos consecutivos (2021, 2022 e 2023), com base na prova de título de especialista em oftalmologia aplicada pelo CBO.

O coordenador do programa, Dr. Ricardo Morschbacher, explica que a qualidade do ensino se deve a dois grandes pilares: o grande volume de pacientes atendidos, com uma variedade de diagnósticos e casos clínicos, e a presença constante dos preceptores junto aos residentes, orientando-os na teoria e na prática. “O programa de residência da instituição sempre foi de excelência e o desempenho dos residentes na área, mediante avaliação do curso, chancela a posição do hospital como o primeiro da região Sul do Brasil”, afirma.

Publicidade

Ao longo dos anos, o HBO formou mais de 30 turmas de especialistas que hoje ocupam posições de destaque no meio profissional e acadêmico. O próximo edital para residência, com data do próximo concurso, está previsto para sair no 2º semestre de 2023.

Referência em tratamento e pesquisa

Além da residência, o HBO também oferece o Programa de Aperfeiçoamento – Modalidade Fellowship (FELLOW-HBO), voltado para médicos oftalmologistas que desejam se aprofundar em cinco subespecialidades: retina e glaucoma, córnea e catarata, oftalmopediatria, estrabismo e cirurgia plástica ocular. Atualmente, a instituição conta com 13 alunos, sendo três de fora do Rio Grande do Sul. Todos integram o Corpo Clínico da instituição, atuando nas áreas de Emergência SUS, Ambulatório SUS, Centro Cirúrgico e Centro de Diagnóstico e Tratamento.

Residência---Encontro-HBO-São-Pietro---071
Programa de residência médica do HBO – Foto: Divulgação

O HBO é também um dos maiores prestadores de serviços SUS na área de oftalmologia do Estado, atendendo cerca de 15 mil pacientes por mês. A instituição é referência no tratamento de doenças oculares como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, entre outras. Além disso, o hospital conta com equipamentos modernos e profissionais qualificados para realizar exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.

Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas

O HBO faz parte do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas, que se destaca com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living. O grupo possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia.

Botão Voltar ao topo