NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Porto Alegre inaugura restaurante popular na Ilha da Pintada

Novo restaurante abre nesta sexta-feira (28) para a população, das 11h às 14h30

O bairro Arquipélago será agraciado com a inauguração do seu primeiro restaurante popular, aberto ao público nesta sexta-feira, 28. O serviço estará disponível das 11h às 14h30, oferecendo 200 refeições diárias de forma gratuita. Para usufruir dessa iniciativa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único.

Na véspera da inauguração, quinta-feira, 27, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo e o secretário de Desenvolvimento Social (SMDS) Léo Voigt fizeram uma vistoria no restaurante, localizado na rua Oscar Schmitt, 67, Ilha da Pintada.

Sebastião Melo enfatizou a importância do restaurante popular como uma solução eficiente para garantir segurança alimentar e, ao mesmo tempo, funcionar como um ponto de acesso aos serviços sociais. Ele expressou sua preocupação com a situação das pessoas que enfrentam dificuldades alimentares e ressaltou que a fome não pode ser ignorada em uma sociedade responsável.

O governo municipal, em parceria com entidades sociais, tem se empenhado em descentralizar o atendimento, ampliando a oferta de refeições em diversas áreas da cidade. Com a inclusão do novo restaurante na Ilha da Pintada, a capital gaúcha passa a contar com seis restaurantes populares, com capacidade para servir até 5.400 almoços por semana.

Além das refeições oferecidas no próprio restaurante, haverá distribuição de marmitas para outras três ilhas: Marinheiros, Flores e Pavão.

CadÚnico

Os restaurantes populares oferecem cardápios equilibrados, com acompanhamento nutricional, levando em conta os costumes e hábitos alimentares de cada região. Caso alguém procure atendimento sem estar inscrito no CadÚnico, será orientado a realizar o cadastro e procurar um dos 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para acessar outras políticas sociais do município.

A gestão do restaurante é de responsabilidade da Organização Social Civil (OSC) Associação Beith Shalom, que já administra os restaurantes de Centro, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro.

Restaurantes Populares de Porto Alegre – das 11h às 14h30

– Ilha da Pintada: rua Oscar Shmitt, 67 (segunda a sexta-feira);
– Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda a domingo);
– Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira);
– Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira);
– Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira);
– Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95 (segunda a sexta-feira).

Botão Voltar ao topo