Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Nova Petrópolis lança programação da Semana Farroupilha 2023

Historiadora Luciana de Oliveira fará palestra sobre a Revolução de 1923 no CTG Pousada da Serra

A cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, vai celebrar a cultura e a história do Rio Grande do Sul com uma série de atividades na Semana Farroupilha 2023. O lançamento oficial do evento será na próxima quarta-feira, 16 de agosto, às 19h15, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada da Serra, em Linha Imperial.

Na ocasião, a historiadora Luciana de Oliveira vai apresentar uma palestra sobre “A Farroupilha e o gaúcho em imagens: percurso, construções e consagrações”. A palestra é baseada no livro digital da autora, que trata da Revolução de 1923, tema dos Festejos Farroupilhas deste ano no estado. O livro foi lançado na semana passada, em cerimônia no Palácio Piratini, onde Luciana recebeu a medalha João Simões Lopes Neto.

O conteúdo do livro será usado para orientar as preparações para a Semana Farroupilha em Nova Petrópolis e em todo o Rio Grande do Sul. O Departamento de Cultura da Prefeitura é o responsável pela organização do evento no município, que contará com a participação de CTGs e demais entidades tradicionalistas.

Além da palestra, o encontro no CTG Pousada da Serra terá um chá de boas-vindas e a cerimônia de lançamento da programação da Semana Farroupilha 2023 de Nova Petrópolis.

Semana Farroupilha: uma celebração da identidade gaúcha

A Semana Farroupilha é uma das principais manifestações culturais do Rio Grande do Sul. Ela acontece de 14 a 20 de setembro em todas as cidades gaúchas, com coordenação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio das 30 regiões tradicionalistas.

O evento celebra a memória da Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 e 1845, quando os gaúchos lutaram pela independência da província em relação ao Império. Durante a semana, são realizadas diversas atividades que valorizam as tradições, os costumes e a arte do povo gaúcho.

Como primeira atividade da programação do período farroupilha, nos dias 16, 17 e 18 de agosto será realizada a cerimônia de geração e acendimento oficial da Chama Crioula no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, no município de Cristal. A Chama Crioula simboliza o espírito de luta e liberdade dos farroupilhas e é distribuída para os acampamentos e piquetes que se formam durante a semana.

Botão Voltar ao topo