EventosNotíciasPorto Alegre

Fundação Iberê apresenta exposições de Miguel Rio Branco e Afonso Tostes

Mostras ficam abertas para visitação até 12 de novembro e 22 de outubro

No dia 26 de agosto (sábado), a Fundação Iberê inaugura a exposição Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas, do fotógrafo, artista plástico e multimídia, cineasta Miguel Rio Branco. Organizada pelo próprio artista e por Thyago Nogueira, coordenador da área de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles (IMS) e editor da revista ZUM, Palavras foi vista no IMS São Paulo (2020) e IMS Rio de Janeiro (2022-23).

São 127 obras que mostram a vivência de Rio Branco pelas cidades por onde andou, com as pessoas com quem cruzou e os ambientes que explorou, de uma maneira muito particular de escrever com imagens. “Vejo que a maior parte da população é marginal. Eu fui atraído por umas situações humanas que me chocavam e que, ao mesmo tempo, me atraíam porque havia uma força vital ali de resistência”, diz o artista.

Afonso Tostes

Também no dia 26 de agosto, a Fundação Iberê abre a exposição Afonso Tostes – Ajuntamentos. Nos 25 trabalhos, a maioria esculturas feitas em madeiras e troncos de árvores, observa-se uma produção irrequieta. Esculturas, pinturas e desenhos que nunca se acomodam no lugar comum; as peças dialogam com os espaços.

Conhecido por suas grandes instalações, Afonso resgata as histórias preliminares dos materiais, principalmente a madeira, expõe e transforma suas narrativas, de acordo com uma sensível reconstrução no espaço expositivo, ou mesmo com a ressignificação de objetos, como ferramentas e utensílios de trabalho.

“Trabalho sobre o que já existe, o que encontro por aí, materiais que sofreram a interferência da mão humana e do tempo. Me interessa a relação do homem com seu entorno, com a natureza. Não falo apenas da relação com o meio ambiente, mas também das relações pessoais, das nossas expressões visíveis e invisíveis”, explica Afonso.

Exposição Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas

Artista: Miguel Rio Branco
Organização: Miguel Rio Branco e Thyago Nogueira
Abertura: 26 de agosto de 2023 | Sábado | 14h
Local: 3º andar
Visitação: até 12 de novembro de 2023

Exposição Afonso Tostes – Ajuntamentos

Abertura: 26 de agosto de 2023 | Sábado | 14h
Visitação: até 22 de outubro de 2023
Local: Átrio

Horários: quinta a domingo, das 14h às 18h | Às quintas, a entrada é gratuita; de sexta a domingo, o ingresso custa entre R$10 e R$ 30
No dia da abertura, a entrada é gratuita

Botão Voltar ao topo