NotíciasPorto Alegre

Espetáculo Vírgula faz duas apresentações no Teatro do Sesc dias 2 e 3 de setembro

Montagem teatro/dança fala do agir nas pausas cotidianas para resistir ao novo tempo

A Cia Gente, do Rio de Janeiro, chega a Porto Alegre para duas apresentações nos dias 2 e 3 de setembro (sábado e domingo) de Vírgula (ato n°1), do projeto Brasil sem Ponto Final. No espetáculo, assinado pelo dramaturgo e antropólogo Paulo Emílio Azevedo, é apresentada uma experiência sobre o “tempo”; de se fazer e agir por meio de pausas, sendo as mesmas (r)existência, contraponto ou desobediência à correria estabelecida pela tecnologia. Esta, por sua vez, refere-se como tudo aquilo que faz com que o corpo se submeta a uma velocidade que não lhe é própria. É dessa perspectiva, aliás, que Paulo sublinhou em “Vírgula” seu subtítulo: uma ode à lentidão.

Publicidade

Nove personagens numa travessia. No percurso, uma gama de desafios que se intercalam entre repetições, silêncios e textos performáticos, sempre em busca da breve respiração de cada “frase cênica”. Diante desta ode e o apelo à “pausa”, aparece um cenário rizomático potencializando outros enunciados ao reconhecimento da pluralidade de vozes.

Orientado pela perspectiva de um Brasil sem ponto final, Azevedo propõe atravessar o país dançando o infinito de cada região e a escrever de modo mais enfático uma dramaturgia para a dança lado a lado com o teatro. É também a partir de Vírgula que o autor inaugura seu terceiro ciclo de produção estética, por meio da célula criativa que denominou de “pausa” – anteriormente, investigou no primeiro° ciclo a “queda” (1999-2011) e, no segundo ciclo, o “desequilíbrio” (2012-2020).

Publicidade

Oficina: Corpo Memória

Nos dias 2 e 3 de setembro (sábado e domingo), das 14h30 às 16h30, as arte-educadoras Margot e Sarah Melissa ministram uma oficina, onde utilizam o gesto, a palavra e o movimento, o uso do corpo e da voz como estratégias narrativas, tendo como protagonista as biografias dos participantes. Elas recorrem à descrição textual, imagética, atmosferas rítmicas, cores, afetos e, sobretudo, às aberturas para suscitar experiências interpessoais. Experiências costuradas pela presença de um corpo político, um corpo criança, um corpo gente.

Espetáculo VÍRGULA (ato n°1)

2 de setembro | Sábado | 19h
Apresentação do espetáculo seguida de bate papo

3 de setembro | Domingo | 18h
Apresentação do espetáculo e resultado da oficina

Onde: Teatro do Sesc (Avenida Alberto Bins, 665 – Centro Histórico)
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia
Ingressos antecipados: Sympla
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (51) 3284-2000/ 3284-2071/ 98608-5456

Oficina Corpo Memória

Quando: 2 e 3 de setembro | Sábado e Domingo | 14h30 às 16h30
Número de vagas: 30
Inscrições gratuitas: mtravi@sesc-rs.com.br

Botão Voltar ao topo