NotíciasRio Grande do Sul

Como doar via Pix para as vítimas das enchentes no RS

O governo estadual criou uma conta PIX para receber doações em dinheiro que serão destinadas às pessoas afetadas pelas chuvas intensas

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana deixaram um rastro de destruição e desespero em várias cidades. Muitas pessoas perderam suas casas, seus móveis, seus pertences e seus meios de sustento. Para ajudar essas pessoas a se reerguerem, o governo estadual criou uma conta PIX para receber doações em dinheiro que serão destinadas às vítimas das enchentes.

Publicidade

Como doar

A conta PIX criada pelo governo gaúcho no Banrisul tem como chave o CNPJ: 92.958.800/0001-38. Qualquer pessoa pode fazer uma transferência de qualquer valor para essa conta, usando um aplicativo de banco ou de pagamento que tenha a opção PIX.

O anúncio da conta SOS Rio Grande do Sul foi feito pelo governador Eduardo Leite nesse sábado (9), nas redes sociais. Ele explicou que as doações serão geridas pelo estado em parceria com entidades reconhecidas pelo trabalho de assistência social e ajuda humanitária.

Publicidade
Rio Taquari invadiu bairros na cidade de Estrela – Foto por: Rodrigo Angeli/PM/Estrela

Como será feita a gestão dos recursos

Segundo o governador, os recursos doados serão usados para ajudar no restabelecimento da economia das cidades e na reestruturação do meio de vida das pessoas afetadas pelas enchentes. “As entidades que são conhecidas, com credibilidade, vão fazer a gestão desses recursos para fazer chegar àqueles comércios que foram afetados, ajudar os pequenos comerciantes a se reerguerem, para ajudar quem perdeu tudo na sua casa a reconstruir a casa, a comprar mobiliários, a restabelecer essas condições dignas de moradia”, disse.

O governo garantiu que as doações serão aplicadas de forma transparente, com acompanhamento, com auditoria e fiscalização do Poder Público. O estado continuará a ser o responsável pela reconstrução da infraestrutura das cidades.

Eduardo Leite destacou a importância da solidariedade nesse momento difícil. “O estado vai se encarregar da parte da reconstrução, mas essas pessoas vão precisar de apoio para se reerguer e restabelecerem suas condições de vida. E essa doação pode ajudar muito.”

Botão Voltar ao topo