NotíciasRio Grande do Sul

Atingidos pelas enchentes no sul do RS podem contar com apoio em saúde mental

Prefeitura de Pelotas disponibiliza atendimento multiprofissional por meio de WhatsApp para pessoas que sofrem com os impactos dos temporais e alagamentos

As fortes chuvas que atingiram o sul do Rio Grande do Sul nos últimos dias causaram estragos e prejuízos para muitas famílias. Além das perdas materiais, muitas pessoas também sofrem com os efeitos emocionais de enfrentar uma situação tão difícil. Pensando nisso, a Prefeitura de Pelotas criou um serviço de amparo em saúde mental para as pessoas que foram afetadas pelos eventos climáticos.

O serviço é gratuito e está disponível a partir desta terça-feira (12) para moradores de Pelotas e de outras cidades da região sul. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, por meio do sistema de Teleconsulta pelo WhatsApp (53) 3284-9526.

Como acessar o serviço

Para receber o apoio em saúde mental, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (53) 3284-9526, informando o nome, o número de contato para o WhatsApp e a cidade onde está. O horário de funcionamento é das 8 às 18h. Em seguida, a pessoa receberá um retorno de algum profissional do serviço, para acertarem a melhor forma da consulta que, preferencialmente, será por videochamada.

“Diante dessas situações que abalam fortemente as pessoas, nossa equipe está capacitada para conversar, fazer a escuta inicial, identificar o problema de cada pessoa e, além da consulta, sendo necessário, após avaliação, fazer os encaminhamentos para os atendimentos mais especializados”, explicou a coordenadora de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ângela Roberta.

Quem faz parte da equipe

Inicialmente, o serviço conta com três enfermeiros, um psicólogo e um auxiliar administrativo. Também está sendo encaminhada a parceria para o apoio de instituições de ensino vinculadas à saúde.

A secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, destacou a importância do serviço para as pessoas que estão enfrentando essa situação de perdas e prejuízos. “Os últimos dias têm sido momentos difíceis para todos que têm enfrentado perdas materiais e prejuízos, impactando fortemente nas pessoas. Esse serviço vem, justamente, para dar apoio, já que, apesar das águas estarem baixando na região, previsões indicam novos eventos climáticos mais fortes, o que cada vez tem sido mais recorrente”, observou Roberta.

De acordo com os últimos levantamentos, até o domingo (10), cerca de 200 famílias haviam sido atingidas pelos alagamentos, em cidades da região, incluindo Pelotas, com registro de desalojados e desabrigados.

Botão Voltar ao topo