Cidades do RSEventosNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul celebra a cultura gaúcha com Festejos Farroupilhas e Rodeio Crioulo

O tema deste ano é o Centenário da Revolução de 1923, que marcou a história do Rio Grande do Sul e a identidade do povo gaúcho.

Abertura dos Festejos

Na noite de sábado (16/09), a Cancha de Rodeio dos Pavilhões da Festa da Uva foi palco da abertura dos Festejos Farroupilhas 2023, que seguem até o dia 20 de setembro, quando ocorre o desfile temático e de cavalarianos na Sinimbu. O tema deste ano é o Centenário da Revolução de 1923, guerra que deu origem à simbologia dos lenços que fazem parte da indumentária do gaúcho, opondo maragatos e chimangos.

O evento iniciou com a chegada da Chama Crioula, conduzida pelos cavalarianos de diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Caxias do Sul. A chama representa o espírito de luta e liberdade dos gaúchos e é acesa todos os anos em uma cidade histórica do Rio Grande do Sul.

O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, abriu os discursos da noite homenageando dois entusiastas do tradicionalismo que faleceram neste ano, o ex-vice coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Ernesto Lisboa e o ex-presidente do MTG, Manoelito Savaris. Na oportunidade Ramos entregou ao prefeito Adiló Didomenico a indicação da 25ª Região Tradicionalista para nomeação do futuro Parque Rural de Caxias do Sul com o nome de Manoelito Carlos Savaris, pela luta por um parque de rodeios para o fomento do tradicionalismo gaúcho em Caxias do Sul. “Temos a certeza que Savaris será muito bem homenageado com essa denominação. Reforço aqui meu agradecimento à Prefeitura de Caxias do Sul que apoia nossa cultura, nossas raízes e que acredita na importância de um espaço para as celebrações do gaúcho”, comentou.

Desfile Farroupilha

O prefeito Adiló Didomenico recebeu com agrado a indicação do movimento para nomeação do Parque Rural e disse que irá levar o nome de Manoelito Savarias como homenagem para avaliação das lideranças envolvidas. “ É uma excelente indicação. Savaris representa e representou para o movimento tradicionalista gaúcho e temos uma admiração muito grande pelo que fez. Nós não somos melhores que ninguém, mas o sangue que corre nas veias do gaúcho é diferente. Desejo que tenhamos uma Semana Farroupilha de muito êxito, de muita alegria, e acima de tudo lembrando a memória desses dois grandes baluartes do tradicionalismo”, disse o prefeito que convidou a todos para o desfile de 20 de setembro que arrecadará donativos para os atingidos pelas enchentes.

O desfile farroupilha será na Sinimbu, a partir das 14h30min, e contará com a participação de mais de mil cavalarianos, além de carros alegóricos que retratarão aspectos da Revolução de 1923. O desfile será transmitido ao vivo pelo portal revistanews.com.br e pelas redes sociais.

Rodeio Crioulo

Ainda neste clima de cultura gaúcha, acontecerá no mesmo local, de 21 a 24 de setembro o 29º Rodeio Crioulo de Caxias do Sul. O evento reunirá mais de mil competidores nas modalidades de laço, gineteada, rédeas, entre outras. Haverá também shows musicais, bailes, feira de artesanato e gastronomia típica.

O Rodeio Crioulo é uma realização da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a 25ª Região Tradicionalista e o CTG Rincão da Lealdade.

A entrada ao Parque de Eventos tem custo de R$10,00. Menores de 12 anos, integrantes do MTG com carteirinha não pagam e Idosos acima de 65 anos pagam meia-entrada. (As apresentações no local são gratuitas).

Botão Voltar ao topo