Gastronomia

Massas e pães estão entre os 10 alimentos mais consumidos pelos brasileiros

Alimentos são versáteis e acessíveis para a maioria da população

Uma pesquisa exclusiva encomendada pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) a Kantar Usage mostra que o pão e a massa estão entre os 10 mais consumidos no país. Itens versáteis, estão à disposição nos pontos de venda com os mais diferentes tipos e preços, acessíveis para diferentes gostos e bolsos.

Massas alimentícias

No levantamento, observa-se que quase metade dos brasileiros consome massas semanalmente: cerca de 44,5% das pessoas. “A frequência de uso do macarrão pelo brasileiro em casa é algo impressionante. O alimento está em basicamente 100% dos lares (98,8%*) no país, o que endossa seu papel fundamental na dieta da maioria das pessoas e o quanto faz parte da cultura alimentar no Brasil”, explica Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi.

Tipos de massas

Para escolher o tipo de macarrão, temos uma vasta lista. E os formatos de massa mais consumidos pelo brasileiro são spaghetti (39,8%), parafuso/ fusilli (23,1%), agnolini/ capeleti/ tortelin (5,7%), lasanha (5,5%) e argola (4,7%). Ao sugo, bolonhesa e macarrão de panela estão nos três primeiros lugares, respectivamente, da lista de 23 pratos com massa presentes na rotina da população. “A indústria de alimentos desempenha um papel fundamental na inovação de produtos, incluindo o famoso macarrão. E a inovação é importante por várias razões, entre elas a diversificação de produtos, a possibilidade de melhora nutricional, a atenção com a sustentabilidade e, claro, sabor e textura”, aponta Zanão.

Cidade

A região destaque deste ano é, na verdade, uma cidade. O Rio de Janeiro teve um aumento considerável em relação ao consumo de massas. O total passou de 22% para 26%. Se olharmos o recorte regional do consumo de massas no Brasil como um todo, vemos um equilíbrio em todas as regiões, puxado pela região metropolitana de São Paulo.

Pães industrializados

A pesquisa também trouxe diversas informações sobre o comportamento do consumidor em relação aos pães industrializados, que tem penetração de 94,7% dos lares no Brasil. O alimento é consumido quatro vezes por semana no país por mais de 31% da população. O café da manhã segue sendo o momento preferido de consumo do item – comprado, em média, 17 vezes por ano pelo consumidor.

Tipos de pães

Os formatos queridinhos são pão de forma (73,2%) e bisnaguinha (13,2%) – itens que tiveram um aumento no consumo de 2022 para 2023 de 5%. Entre os tipos de preparo, os versáteis, gostosos e nutritivos sanduíches caseiros compõem 99% das ocasiões de uso de pães industrializados. As receitas mais consumidas pelo brasileiro em casa são sanduíche caseiro, cachorro-quente, bauru de forno e torrada. A principal ocasião de consumo é o café da manhã, com 80,2% da preferência.

Regiões

Em relação às regiões que mais consomem pão no Brasil, a região metropolitana de São Paulo é a que aumentou o consumo de 2022 para 2023. Passou de 47,3% para 54,8%. Um aumento bastante considerável. Podemos dizer que esse crescimento (e o que a categoria representa como um todo) deve-se muito às diversas possibilidades de consumo que o pão industrializado entrega – seja como um snack ou um lanche na parte da tarde, por exemplo. Ocasião de consumo que vem ganhando expressividade na categoria, por ser um alimento versátil, que facilmente pode ser inserido em qualquer refeição.

*Fonte: Kantar Usage 2023

Botão Voltar ao topo