Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Guarda Municipal de Esteio recebe distinção em solenidade na Assembleia Legislativa

A Guarda Municipal de Esteio foi umas instituições gaúchas homenageadas com o 1º Prêmio Práticas de Excelência na Segurança Pública no Rio Grande do Sul. A entrega foi realizada na tarde desta segunda-feira (30) no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, e foi proposta pelo deputado estadual Delegado Rodrigo Zucco. O premio foi entregue ao prefeito Leonardo Pascoal, ao secretário municipal de Segurança Pública, Alberto Rocha, e ao comandante da GM esteiense, Carlos Rafel Miró.

Em sua manifestação, Pascoal destacou a importância dos investimentos feitos no setor e os resultados obtidos com a queda da criminalidade no município desde 2017. “Somente nos últimos 12 meses, foram mais de R$ 3 milhões investidos em equipamentos para a nossa Guarda Municipal, desde aquisição de novas câmeras de videomonitoramento, pistolas beretas, armas longas, bem como armas não-letais, que entendemos que são equipamentos fundamentais para o trabalho desses agentes. Fizemos outros tantos outros investimentos, como a construção de um estande de tiro próprio e treinamento permanente de nossos servidores”, destacou.

O prefeito disse, ainda, que os investimentos, aliados ao trabalho integrado com a Polícia Civil e Brigada Militar, têm feito com que a cidade tenha os melhores resultados de toda a série histórica na área da Segurança Pública, de acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Isso, para a nós, é motivo de alegria e de tranquilidade para a população. Parabenizo o deputado Delegado Zucco, pois entendemos que é fundamental que possam ser reconhecidas as iniciativas e os gestores públicos que priorizam a área da segurança no seu dia a dia. Acreditamos que é fundamental que a sociedade possa diferenciar agentes públicos que valorizam os agentes da segurança pública e as polícias, daqueles que relativizam a criminalidade. E para que a sociedade possa continuar tendo esses gestores, à frente das diferentes funções públicas, é fundamental que se possa estabelecer, então, quem está de um lado ou de outro”, observou.

O proponente da distinção citou que equipar e valorizar os agentes municipais de segurança pública é uma conquista de toda a população. “Em todos os municípios que possuem Guarda Municipal os índices de criminalidade foram reduzidos. Temos agentes devidamente treinados e preparados. Sem dúvidas, temos no RS umas das melhores guardas do Brasil. Isto é um ganho para todos os gaúchos”, destacou.

Zucco, que também é presidente Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais da ALRS, disse ainda que está alinhando junto ao Governo do Estado um projeto para que o Executivo possa investir nas Guardas Municipais a partir de valores do ICMS. Recentemente, através de um projeto de autoria do deputado que foi aprovado por unanimidade na Assembleia, as guardas foram inseridas no Programa de Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), permitindo que a iniciativa privada também contribua no seu aparelhamento. “Ao todo, mais de 6,5 milhões de gaúchos são atendidos por guardas municipais nestas 45 cidades, o que confirma a importância que esse assunto está recebendo aqui”, disse.

A premiação contou com a presença de diversas autoridades entre deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários de Segurança Pública e representantes de entidades de classe do Rio Grande do Sul. O ato serviu também como uma homenagem ao Dia Nacional da Guarda Civil Municipal, celebrado no dia 10 de outubro.

Botão Voltar ao topo