NotíciasSaúde

Brasil tem 28 amputações por dia em consequência do diabetes

Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro - reforça as graves consequências da doença

No primeiro semestre de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 6.982 amputações de membros inferiores causadas por diabetes, uma média de 28 por dia. Este número vem crescendo ano a ano no Brasil. Em 2022, foram registradas 10.168 amputações, o que representa um aumento de 3,9% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença é a principal causa de amputação não traumática em membros inferiores no país. As amputações traumáticas são as que ocorrem, por exemplo, em acidentes de trânsito ou de trabalho.

Pé diabético

O diabetes causa uma série de complicações, incluindo a neuropatia periférica, que é a perda da sensibilidade nos nervos dos pés. Essa perda de sensibilidade dificulta a percepção de lesões ou feridas, que podem levar a infecções e, consequentemente, à amputação.

A diretora da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), ortopedista cirurgiã do pé e tornozelo Jordanna Maria Pereira Bergamasco, afirma que o cuidado com os pés é essencial para prevenir as complicações do diabetes.

“Os pés de pessoas com diabetes exigem cuidados especiais. É importante examinar os pés regularmente, evitar calçados apertados ou duros, e cortar as unhas dos pés com um profissional”, diz a médica.

O Ministério da Saúde afirma que desenvolve estratégias para promover a saúde e prevenir as condições crônicas que decorrem do diabetes. Entre as ações listadas estão o acompanhamento nutricional e alimentar, estímulo à adoção de hábitos saudáveis, e a prática de atividade física.

Botão Voltar ao topo