NotíciasRio Grande do Sul

Ceasa Serra comemora 25 anos de atividade

A Ceasa Serra, maior centro de comercialização de hortifrutigranjeiros do interior do Rio Grande do Sul, comemorou seus 25 anos de atividade nesta sexta-feira (8). O evento contou com a presença de representantes dos municípios que integram a Adcointer, agricultores, comerciantes, ex-dirigentes, colaboradores e parceiros.

O presidente do Conselho de Administração da Ceasa Serra, Adiló Didomenico, saudou os produtores rurais que comercializam seus produtos no espaço. “Vocês possuem a maior jornada de trabalho e enfrentam os maiores riscos. Vêm tendo um ano muito desafiador em função do clima chuvoso e de tantas dificuldades. Mesmo assim, precisamos celebrar o fruto do trabalho de tanta dedicação, pois a produção agrícola da nossa região é muito relevante”, disse.

Em seguida, Didomenico entregou medalhas alusivas aos 25 Anos, juntamente com a vice-prefeita Paula Ióris, o diretor presidente da Ceasa Serra e secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, e o gerente operacional da central, Alceu Thomé. Os municípios agraciados foram representados pelos prefeitos Roberto José Dalle Molle (Antônio Prado), César Ulian (Flores da Cunha) e Douglas Pasuch (Nova Roma do Sul); vice-prefeito Inácio Sonda (Nova Pádua); secretários da Agricultura Lívio Bortolini (Garibaldi) e Jorge luiz Lüdke (Nova Petrópolis); diretores de Agricultura Robison Vergottini Rattis (Farroupilha) e Luis Antônio Tonietto (São Marcos). Além de Caxias do Sul, o consórcio é composto ainda por Ipê e Protásio Alves, somando onze municípios no total.

No início da cerimônia, a rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho convidaram todos para a Festa da Uva 2024. Em seguida, o Frei Jaime Bettega protagonizou um momento de espiritualidade destacando o Menino Jesus em meio a um cenário especialmente criado com produtos agrícolas e muito verde. Ele lembrou da trajetória de todos que iniciaram a Ceasa Serra e também das ações de solidariedade promovidas no local (Recanto Solidário), onde são doados gêneros alimentícios em boas condições de consumo para as entidades cadastradas no Banco de Alimentos.

O agricultor Evaristo Longoni falou em nome dos produtores rurais, demonstrando emoção ao relembrar tantos anos de trabalho e dedicação. Márcio Zimermann representou os boxistas e deu seu depoimento, destacando a importância da central para o abastecimento da região, do Rio Grande do Sul e de outros estados. O presidente da Ceasa Porto Alegre, Carlos Siegle de Souza, também participou do ato, bem como diversas lideranças políticas e do segmento do agronegócio.

A Adcointer Ceasa Serra foi formalizada em novembro de 1998. Da central partem caminhões carregados de produtos agrícolas para diversos municípios gaúchos e até outros estados. “Trata-se de um grande complexo comercial, que abastece o mercado com produtos de qualidade e bons preços, permitindo que os compradores encontrem inúmeros itens no mesmo lugar”, observou Rudimar Menegotto. Ele apresentou investimentos realizados recentemente, como placas fotovoltaicas, e destacou a necessidade de permanente apoio das lideranças para a manutenção do espaço.

A comercialização registrada em 2022 foi de 38,3 milhões de kg, o que corresponde a R$ 142,5 milhões. Neste ano, até outubro, são 32,5 milhões de quilos, o que corresponde a R$ 113,3 milhões.

DIRETORIA DA CEASA SERRA – ADCOINTER2021/2022/2023

  • Presidente Adiló Didomenico (Prefeito de Caxias do Sul)
  • Vice-presidente Fabiano Feltrin (Prefeito de Farroupilha)
  • Secretário César Ulian (Prefeito de Flores da Cunha)
  • Diretor Presidente Rudimar Menegotto (Secr. Agricultura Caxias do Sul)
  • Diretor Técnico Ismael Fortunatti (Secr. da Agricultura Flores da Cunha)
  • Diretor Administrativo Fernando Silvestrin/ Volnei Arsego (Secr. Agricultura Farroupilha)
  • Gerente Operacional Alceu Thomé
Botão Voltar ao topo