Cidades do RSRio Grande do Sul

Estância Velha anuncia o rei e a rainha do Festival de Kerb 2024

Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich são naturais de Estância Velha e sempre moraram na cidade

O Festival de Kerb de Estância Velha anunciou o rei e rainha do evento para 2024. O anúncio do casal que vai representar o tradicional evento ocorreu neste domingo, dia 17 de dezembro. Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich receberam as faixas dos antecessores Henrique Bohnenberger e Muriel Dilly Bohnenberger. Agora eles terão a missão de divulgar uma das maiores festas de kerb do Rio Grande do Sul.

O casal é natural de Estância Velha e sempre morou na cidade. Além disso, representa a Sociedade Chimarrão – são os atuais reis do Re-Kerb da entidade – , o que também é um pré-requisito para receber a honraria. Luana é servidora pública, tem 30 anos, e Marcelo é engenheiro mecânico, 40. “Como filhos de Estância Velha, nos honra levar adiante a tradição germânica e vivenciar essa experiência única que teremos em 2024. Não hesitamos no ‘sim’, estamos prontos para o maior e mais lindo Kerb que a região já viu”, afirmou Luana.

“Sermos coroados rei e rainha do Festival de Kerb de Estância Velha é mais do que um título, é uma honra que transcende as fronteiras, representando a nobreza e o orgulho de preservar e celebrar a rica herança da cultura alemã nesta vibrante celebração”, completa Marcelo.

História do Kerb

Em Estância Velha, o Festival de Kerb resgata as fortes e profundas raízes da cultura alemã na região. Inicialmente, o festejo comemorava a fundação ou consagração de uma igreja ou cidade, mas com o passar do tempo, foi agregando outras características, se tornando parte da identidade cultural da cidade, transmitida por gerações como uma forma de honrar sua herança e celebrar a união.

Desde 2021 o Festival de Kerb de Estância Velha mergulhou na essência do resgate histórico e cultural das celebrações germânicas. Conforme o prefeito Diego Francisco, o evento agora, além de trazer um retorno financeiro para as entidades participantes, é também um evento oficial do calendário do Rio Grande do Sul. “Além disso, transformamos o kerb em patrimônio cultural da nossa cidade”, afirma.

Conforme o diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT), Maicon Dutra, o Festival de Kerb de Estância Velha é um produto autossustentável. “O lucro do evento retorna para as comunidades”, explica.

Botão Voltar ao topo