EducaçãoNotíciasTecnologia & Inovação

UFPel celebra eleição de três professores para a Academia Brasileira de Ciências

Três professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram eleitos para integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 2024. Os professores Antonio Costa de Oliveira, Luciana Tovo Rodrigues e Cristiane Luchese são reconhecidos por suas contribuições nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, respectivamente.

A eleição dos três professores foi anunciada pela ABC no dia 04 de dezembro. Os professores receberão seus diplomas em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Antonio Costa de Oliveira

Antonio Costa de Oliveira é professor titular do Departamento de Fitotecnia da UFPel. Com mais de 35 anos de experiência na área de genética, ele é reconhecido por seu trabalho no sequenciamento do genoma do arroz. O projeto, que contou com a participação de pesquisadores de 12 países, produziu uma sequência padrão de “gold standard” que foi aplicada, a partir do arroz, em outros cereais, contribuindo com uma melhor qualidade de nutrientes presentes nos cereais do Brasil.

Luciana Tovo Rodrigues

Luciana Tovo Rodrigues é professora titular do Departamento de Fisiologia e Bioquímica da UFPel. Com mais de 15 anos de atuação na área da saúde, ela é reconhecida por seus estudos sobre fatores biológicos e genéticos de transtornos psiquiátricos e questões relacionados ao sono. A professora também é vencedora do prêmio Mulheres na Ciência, concedido pela L’Oréal em parceria com a UNESCO e a ABC.

Cristiane Luchese

Cristiane Luchese é professora titular do Departamento de Farmácia e Bioquímica da UFPel. Com mais de 15 anos de experiência na área de bioquímica, ela é reconhecida por seus estudos sobre doenças neurodegenerativas, toxicidade e farmacologia de moléculas bioativas. A professora também é coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Farmacologia Bioquímica (LaFarBio) da UFPel.

A eleição dos três professores é um reconhecimento importante para a UFPel e para a ciência brasileira. Os professores representam uma diversidade de áreas do conhecimento e têm um papel fundamental no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.

GRADUAÇÕES:

  • O professor Antonio Costa de Oliveira é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1990).
  • A professora Luciana Tovo Rodrigues é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutora em Ciências Biológicas: Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).
  • A professora Cristiane Luchese é graduada em Farmácia pelo Centro Universitário Franciscano (2005) e doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2009).
Botão Voltar ao topo