Gastronomia

Pavê de nozes: uma sobremesa deliciosa

O pavê é uma sobremesa clássica que sempre agrada a todos. É fácil de fazer, versátil e pode ser personalizado de acordo com o seu gosto. A versão de pavê de nozes é uma das mais populares, pois tem um sabor irresistível.

A combinação de nozes os demais ingredientes é simplesmente perfeita. O pavê de nozes é uma ótima opção para servir em festas, reuniões familiares ou simplesmente para aproveitar em casa com a família e os amigos.

Ingredientes:

Para o creme com nozes

½ litro de leite
5 gemas
150g de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
2 gotas de essência de baunilha
400g de nozes moídas

Para a calda caramelada

1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de leite

Para a montagem

½ pacote de Biscoito Maizena Fortaleza
1 xícara (chá) de licor de chocolate
½ pacote de Biscoito Maria Fortaleza sabor Chocolate
nozes picadas para decorar

Modo de preparo:

Creme
Ferva o leite e deixe amornar. Passe as gemas pela peneira e leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Junte o leite aos poucos, acrescente o amido de milho e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha, as nozes moídas e mexa delicadamente. Deixe esfriar.

Calda
Em panela pequena, derreta o açúcar até o ponto de caramelo. Acrescente o leite e ½ xícara (chá) de água e mexa até dissolver todo o caramelo formado. Retire do fogo e reserve. Leve ao processador o biscoito maria e bata até obter uma farofa, reserve.

Montagem
Monte o pavê de nozes em um refratário médio da seguinte maneira: biscoito maisena umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes, calda caramelada, biscoito maisena umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes, calda caramelada, finalize com a farofa de biscoito maria e decore com nozes picadas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Botão Voltar ao topo