Cidades do RSEsportesNotícias

Torres é declarada a Capital Nacional do Balonismo por Lei

A cidade de Torres, localizada no litoral gaúcho, recebe o título de Capital Nacional do Balonismo, reconhecendo seu papel significativo no esporte e na cultura do balonismo.

A cidade de Torres foi oficialmente nomeada como a Capital Nacional do Balonismo, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 14.808, de 11 de janeiro de 2024. A honra foi concedida pela Presidência da República após uma série de deliberações nas comissões da Câmara e do Senado Federal.

Em maio de 2022, a Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou a designação. Na época, o prefeito enfatizou a relevância da atribuição do título para a cidade, atribuindo o sucesso à dedicação coletiva. Ele mencionou o esforço do vereador Gibraltar Vidal em colaboração com o deputado federal Alceu Moreira, que propôs o projeto (PL 9073/2017). A ex-vereadora Zete Silveira também foi elogiada por sua cooperação com a deputada federal Maria do Rosário, que foi a relatora do PL e a única representante do Rio Grande do Sul na Comissão de Cultura. O projeto de lei foi posteriormente aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados Federais e encaminhado ao Senado.

Em agosto de 2023, o projeto foi aprovado pela Câmara Federal após passar pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania. Com a aprovação da redação final pela Câmara dos Deputados, o projeto foi enviado ao Senado para análise. O prefeito Carlos Souza mais uma vez destacou o trabalho incansável do Secretariado para a obtenção do título. Ele também reconheceu a contribuição de outros deputados federais, como Pompeo de Matos, Afonso Motta e Afonso Hann, além do esforço do vereador Fábio da Rosa e do ex-secretário de Turismo, Fernando Nery.

Em dezembro de 2023, o projeto de lei 4.146/2023, originário da Câmara dos Deputados, foi aprovado pela Comissão de Esporte da Câmara Federal e recebeu um parecer favorável do relator, o senador Paulo Paim. O texto foi então encaminhado para a sanção presidencial.

Foi ressaltado que a atividade de voar em balões de ar quente anima a cidade gaúcha durante todo o ano, especialmente durante o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que chegará à sua 34ª edição em 2024. Este festival é o maior evento do gênero na América Latina e atrai entusiastas, turistas e profissionais do esporte. Como resultado, os setores de comércio, hotelaria e gastronomia da cidade são impulsionados, gerando renda e empregos.

Torres é famosa por sediar o Festival Internacional de Balonismo há mais de três décadas, o maior evento do tipo na América Latina. A cada ano, o festival reúne pilotos de balões de diversos países e regiões do Brasil, que encantam o público com suas cores vibrantes e formas variadas no céu.

Confira a Lei

Botão Voltar ao topo