GeralNotíciasRio Grande do Sul

Ponte do Raposo é interditada e muda Rota Caminhos de Caravaggio

Mudança é provisória devido aos trabalhos de restauração da estrutura da ponte que liga Gramado a Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Prefeituras orientam os peregrinos na busca de rotas alternativas.

A Ponte do Raposo, um elo importante entre Gramado e Caxias do Sul no roteiro Caminhos de Caravaggio, está passando por uma reforma desde 10 de janeiro para melhorar a rota. A obra deve durar cerca de 90 dias. Durante esse período, a ponte será fechada para os peregrinos por razões de segurança. Eles são aconselhados a usar um carro ou transfer para percorrer uma rota alternativa e continuar o restante do caminho como de costume.

A rota alternativa proposta para os peregrinos é completar a segunda etapa do Caminho, depois seguir de carro pela RS-235 até Primazia Geriatria em Linha Brasil (Nova Petrópolis), virar à direita, atravessar a Ponte do Pedancino até Santo Izidoro, virar à direita novamente e seguir até Vila Oliva. O percurso total é de 60,6 km, dos quais 20 km são de estrada de terra. A partir de Vila Oliva, os peregrinos podem continuar a pé nas demais etapas.

Inicialmente, foi anunciado que o Caminho permaneceria aberto durante a primeira fase da obra, de 20 a 30 dias. No entanto, uma nova avaliação do local pelos fiscais do contrato após o início da obra determinou que a área não é segura para pedestres. As prefeituras de Gramado e Caxias do Sul, responsáveis pela obra, em concordância com os outros municípios da rota Caminhos de Caravaggio, priorizam a segurança. O fechamento será temporário, apenas durante a duração da obra, estimada em 90 dias.

“A restauração desta ponte é essencial para a segurança dos usuários e para a preservação deste patrimônio histórico. A alternativa para este período foi a melhor possível para que estabelecimentos como pousadas e restaurantes continuem a receber os peregrinos”, afirma Ricardo Daneluz, Secretário de Turismo de Caxias.

Arte: Divulgação/PMCS

As Secretarias de Turismo dos cinco municípios que compõem a Rota – Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha – estão disponíveis para fornecer informações e esclarecimentos adicionais. Em Caxias, o telefone da Semtur é (54) 3222.1875.

Botão Voltar ao topo