NotíciasPorto AlegreSaúde

Modernização estrutural do hemocentro de Porto Alegre eleva padrões de tratamento de resíduos

Investimento de mais de 200 mil reais promete revolucionar a gestão de resíduos no Hemorgs

A cidade de Porto Alegre presencia uma significativa evolução na infraestrutura de saúde com a atualização do Abrigo de Resíduos do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs). Este projeto é uma iniciativa da Secretaria de Obras Públicas (SOP), em colaboração estreita com a Secretaria de Saúde, visando aprimorar as operações e os serviços oferecidos pela unidade.

Com um orçamento superior a R$ 205 mil, a expectativa é que as obras sejam finalizadas até a segunda metade de março. A Mix Construtora e Empreendimentos está responsável pela execução do projeto, sob a supervisão da 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) da Capital, tendo iniciado os trabalhos em 15 de janeiro.

Izabel Matte, secretária de Obras, expressa grande satisfação com o progresso da construção, destacando a importância das melhorias tanto para as equipes quanto para os usuários do serviço. “A cooperação entre as diferentes esferas governamentais é essencial para tornar essas melhorias uma realidade”, diz ela. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, acrescenta: “Este projeto é um testemunho do nosso compromisso com a população”.

Esta nova instalação será fundamental para o armazenamento temporário de uma variedade de resíduos, incluindo biológicos, químicos, recicláveis e orgânicos, durante todas as fases do ciclo do sangue, como coleta, processamento, análise laboratorial e distribuição. A Clínica de Hematologia, que presta serviços a pacientes e administra medicamentos, também se beneficiará deste espaço.

Hemocentro de Porto Alegre – Foto por: Ariel Engster/Ascom SOP

Perfil do Hemocentro

O Hemocentro do RS, localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3722, Bairro Partenon, possui uma história de 40 anos e atende cerca de 15 mil doadores anualmente. Além disso, o local é frequentado diariamente por aproximadamente cem profissionais. Reconhecido por sua expertise em Hemoterapia e Hematologia, o Hemorgs abastece aproximadamente 40 hospitais e clínicas na Região Metropolitana de Porto Alegre com sangue e hemocomponentes, essenciais para transfusões sanguíneas em tratamentos de pacientes.

O Hemocentro registra mensalmente entre 1,5 mil a 1,7 mil doações e desempenha um papel ativo em campanhas de conscientização sobre a doação de sangue. Além disso, oferece uma gama de serviços de saúde, incluindo atendimento por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e farmacêuticos, especialmente para pessoas com condições como hemofilia.

Botão Voltar ao topo