GeralVariedades

1824: Bicentenário da imigração alemã no Brasil

Rodrigo Trespach detalha em "1824" a formação da comunidade germano-brasileira desde a fundação da colônia em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Celebrando o bicentenário da imigração alemã no Brasil, o historiador Rodrigo Trespach, em sua obra “1824”, traz à tona a história da construção da comunidade teuto-brasileira. A narrativa começa com o estabelecimento da colônia em São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, destacando um momento crucial na história brasileira e alemã. Após a independência do Brasil em 1822, o país estava em busca de uma identidade nacional e estabilidade política. Ao mesmo tempo, a Alemanha, devastada pelas Guerras Napoleônicas, assistia a um movimento de emigração.

A decisão de José Bonifácio, conselheiro de D. Pedro I, de incentivar a imigração europeia para o Brasil, especialmente de alemães, é explorada por Trespach com uma abordagem detalhada. Ele utiliza uma ampla gama de documentos, cartas e registros históricos para apresentar não apenas as figuras políticas e militares envolvidas, mas também para dar voz aos artesãos, agricultores e camponeses que atravessaram o Atlântico em busca de uma vida melhor.

O livro, dividido em 22 capítulos, oferece uma imersão profunda no período do Primeiro Reinado, entre 1822 e 1831, enfocando a imigração alemã. Mais de cinco mil alemães chegaram ao Faxinal do Courita, perto do Rio dos Sinos, nos arredores de Porto Alegre, transformando a região num modelo de sucesso da política de colonização do império brasileiro. A influência alemã se entrelaçou com a cultura brasileira ao longo de dois séculos, resultando hoje em mais de cinco milhões de descendentes de alemães no Brasil.

Além de destacar a contribuição alemã para o desenvolvimento agrícola e industrial do Brasil, Trespach ressalta o impacto cultural e social, como o cooperativismo, que surgiu em Nova Petrópolis no início do século XX. A obra também aborda curiosidades históricas, como o surgimento do protestantismo no Brasil e planos argentinos contra D. Pedro I.

Esta obra, indicada para estudantes, professores e entusiastas da história brasileira, não é apenas uma leitura informativa, mas um convite para entender a riqueza da herança cultural alemã no Brasil. Rodrigo Trespach, especialista na história dos séculos XVIII, XIX e XX e autor de 17 livros, incluindo “Às margens do Ipiranga”, também publicado pela Citadel Grupo Editorial, consolida-se como uma referência em pesquisas históricas.

FICHA TÉCNICA

Título: 1824
Autor: Rodrigo Trespach
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472665
Dimensões: 15.5 x 2 x 23 cm
Páginas: 368
Preço: R$ 64,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor:

Rodrigo Trespach é historiador e escritor, autor de 17 livros, entre eles Grandes Guerras, A Revolução de 1930 e Às margens do Ipiranga, este pela Citadel Grupo Editorial. Tem como foco de pesquisas os séculos XVIII, XIX e XX. Além de membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), atua como colaborador da Genera, no Brasil, e do Institut für Geschichtliche Landeskunde (IGL), da Universidade de Mainz, na Alemanha. https://www.rodrigotrespach.com.br/

Sobre a editora:

Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que a Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor. https://www.citadel.com.br/

Botão Voltar ao topo