GeralRio Grande do Sul

Intercâmbio artístico para mulheres na Mata Atlântica

Abertura de inscrições para experiência criativa com foco no bioma local

O programa Imersão Arte na Mata, uma iniciativa voltada para a valorização das Artes Visuais e da cultura do bioma da Mata Atlântica, anuncia a abertura de inscrições. Esta oportunidade única é dirigida a artistas mulheres das regiões Norte e Nordeste do Brasil, oferecendo a chance de participar de um intercâmbio cultural enriquecedor na cidade de Rolante, Rio Grande do Sul.

Este projeto proporciona uma semana de residência artística no Sítio Libélula, um espaço agroecológico de destaque em Rolante, que oferece todas as instalações necessárias para uma imersão completa e produtiva. Durante este período, as artistas irão explorar e criar obras inspiradas no tema “Bioma Mata Atlântica“, utilizando diferentes técnicas e abordagens como cerâmica, fotografia, instalação, performance, arte contemporânea e outras formas híbridas de expressão artística.

Três propostas artísticas serão escolhidas para participar do projeto. As selecionadas terão direito a um cachê, passagens de ida e volta, mentoria especializada, alimentação, hospedagem e recursos para a aquisição de materiais necessários para suas criações.

Além da imersão artística, as participantes selecionadas terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, ministrando oficinas gratuitas para a comunidade local, cada uma em sua área de especialidade.

A curadoria e mentoria das artistas participantes ficará a cargo de renomadas profissionais do campo das artes visuais: Clarissa Silveira, Cristina Ribas, Cristina Rosa e Daliana Mirapalhete.

Por fim, o Imersão Arte na Mata é um projeto organizado pelo Instituto Trocando Ideia, que celebra 25 anos de contribuição significativa no cenário cultural brasileiro. Este projeto é apoiado pelo programa Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais, reforçando seu compromisso com a promoção da arte e da cultura nacional.

O edital pode ser conferido no site do Instituto Trocando Ideia assim como as inscrições devem ser realizadas diretamente no link do projeto https://institutotrocandoideia.org.br/imersaoartenamata/

Botão Voltar ao topo