Cidades do RSNotíciasSaúde

São Leopoldo estabelece parceria inovadora na saúde obstétrica

O Hospital Centenário inicia colaboração com o renomado Hospital das Clínicas de SP em um projeto pioneiro de Tele UTI Obstétrica, visando aprimorar o cuidado com grávidas e puérperas em situações críticas.

No último dia 19, uma significativa reunião marcou a união entre o Hospital Centenário e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), no âmbito de um projeto revolucionário de Tele UTI Obstétrica, promovido pelo Ministério da Saúde. O encontro presencial, parte de um programa de capacitação em obstetrícia e cuidados intensivos, simboliza um passo importante na melhora do atendimento a gestantes e puérperas em situações de alto risco hospitalar.

Durante a abertura do evento, organizada pela liderança do Hospital Centenário, Mariah Ramos Tomasin, encarregada dos projetos em saúde digital do Hospital das Clínicas, ressaltou a relevância da visita e das atividades práticas, como as simulações. As práticas simuladas de emergências obstétricas foram lideradas pelos médicos Juliana Freitas, Lucas Borges, e pela obstetriz Keylla Regina Máxima Pereira. A presença de Aparecida Farias, assessora técnica do Ministério da Saúde, reforça a importância do evento, que terá continuidade em uma nova sessão presencial no dia seguinte.

O projeto Tele UTI Obstétrica é uma iniciativa abrangente que envolve um curso de 30 horas destinado às equipes de saúde, além de capacitações em tempo real e consultorias para discussão de casos clínicos. Adotado pelo Hospital Centenário em outubro de 2023, esse programa tem como meta oferecer aos profissionais da saúde um segundo parecer médico e desenvolver métodos inovadores para o tratamento de casos complexos.

Foto: Alessandra Fedeski /Scom/HC

A teleconsultoria, realizada por uma equipe multidisciplinar que inclui especialistas em medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia, ocorre por meio de encontros semanais e 30 aulas assíncronas através da plataforma de telemedicina da USP. Este programa também inclui treinamentos presenciais focados no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a redução da mortalidade materna.

Botão Voltar ao topo