Cidades do RSRio Grande do Sul

Nova Petrópolis inaugura Monumento ao Bicentenário

Monumento Umleitung fica no Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Aconteceu no sábado, 2 de março, a inauguração do Monumento “Umleitung” (Desvio, em alemão), no Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis. A obra, concebida em parceria com o artista alemão Hermann Josef Wilhelm, presta homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã, celebrado em 2024.

O ato de inauguração foi acompanhado de uma comitiva de 19 pessoas da cidade alemã de Emmelshausen, coirmã de Nova Petrópolis. O grupo veio ao Brasil para participar dos festejos do Bicentenário e do 69º aniversário de Nova Petrópolis. Entre os integrantes do grupo, estão o artista Hermann Josef Wilhelm e o vereador de Emmelshausen Alfred Muders.

Entre as autoridades brasileiras, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito Martim Wissmann, o diretor de Patrimônio da Secretaria Estadual da Cultura, Eduardo Hahn, e o proprietário do Esculturas Parque, Valmor Heckler. Além de representar o Governo do Estado, Eduardo Hahn integra a Comissão Oficial do Bicentenário no Rio Grande do Sul.

Antes do descerramento do monumento, os convidados ouviram uma mensagem ecumênica ministrada pelo pastor Leandro Born e acompanharam uma visita guiada ao parque, formado por dezenas de esculturas que retratam a imigração alemã na região.

Junto com a inauguração, o Esculturas Parque promoveu o fechamento de uma “cápsula do tempo”, com diversos registros da atualidade. O material será recuperado no ano de 2049, após 25 anos. Uma apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein finalizou a cerimônia. O Monumento Umleitung conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Botão Voltar ao topo