Cidades do RSRio Grande do Sul

Rota Romântica recebe comitiva de Rheinland Pfalz em Nova Petrópolis

Comitiva alemã retribuiu visita feita pelos gaúchos em 2023

No último domingo, dia 3 de março, a Associação Rota Romântica recebeu representantes da cidade alemã de Emmelshausen, que é cidade coirmã de Nova Petrópolis. Emmelshausen, localizada no estado de Rheinland Pfalz (Renânia-Palatinado) na área do Hunsrück, foi um dos destinos da viagem técnica feita pela Rota Romântica no ano de 2023.

Este encontro foi marcado também por uma missa celebrada na Capela Imaculado Coração de Maria, em Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis. A missa foi celebra em alemão pelo bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel. Durante a cerimônia, houve também a oportunidade de relembrar a história da primeira missa realizada nesse local há 161 anos, assim como as características únicas da colonização dessa área por imigrantes da região do Hunsrück.

Reencontro

A comitiva da Rota Romântica, que esteve na Alemanha em 2023, se encontrou com o grupo no Moinho Hillebrand para uma confraternização. Alfred Muders, vereador de Emmelshausen e que liderou a comitiva alemã, também participou de uma reunião com a Associação Rota Romântica para a organização da viagem que ocorrerá de 13 a 27 de agosto de 2024, com opção de circuitos de caminhadas.

Para Terezinha Marina Kuhn Haas, Presidente da Rota Romântica, recepcionar a comitiva foi importante para fortalecer os laços entre as regiões. “Estamos nos organizando com uma nova delegação da Rota Romântica para participarmos das festividades da Weinfest (Festa do Vinho) quando também será inaugurado um monumento em homenagem a Nova Petrópolis”, destaca ela.

A comitiva de Emmelshausen está em Nova Petrópolis de 1º a 6 de março com uma extensa agenda de atividades oficiais, culturais e recreativas.

Botão Voltar ao topo