Cidades do RSNotícias

Cônsul-Geral da Itália faz visita oficial a Rio Grande e Pelotas

Valério Caruso, Cônsul-Geral da Itália, fortalece laços culturais e econômicos com Rio Grande e Pelotas em visita oficial, marcando uma nova era de cooperação e desenvolvimento.

Em um evento significativo para as relações ítalo-brasileiras, o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, realizou uma visita oficial às cidades de Rio Grande e Pelotas nos dias 14 e 15 de março de 2024. Essa viagem é parte de um movimento estratégico para aprofundar laços com o interior do Rio Grande do Sul, uma região com forte presença italiana e raízes culturais profundas.

Durante a visita, um dos pontos altos foi a nomeação oficial do novo vice-cônsul honorário da Itália do Rio Grande, Vicente Touguinha Antonacci. Substituindo seu pai, Marco Antônio Estima Antonacci, Vicente agora tem a missão de continuar um legado de três décadas de dedicação ao vice-consulado. Em um discurso emocionado, Vicente expressou sua gratidão e determinação em fortalecer a comunidade italiana na região.

Além disso, Caruso teve encontros importantes com figuras políticas locais, incluindo o prefeito Fábio Branco (MDB) e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, em Rio Grande. Essas reuniões reforçam a importância de colaborações contínuas para o desenvolvimento econômico e cultural. Em Pelotas, o Cônsul-Geral visitou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e participou de um evento com a comunidade italiana local, demonstrando a contínua apreciação e suporte à cultura italiana na cidade.

O projeto ‘Andiamo’, liderado por Caruso desde 2023, tem sido um pilar na estratégia de interiorização consular. Este esforço tem trazido serviços consulares itinerantes a cidades como Farroupilha, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, estabelecendo uma presença fixa em Caxias do Sul. A iniciativa chegou também a outras regiões do estado, incluindo Santa Maria, Passo Fundo e Erechim, demonstrando o compromisso do consulado em ser acessível a todas as comunidades italianas no estado.

Visita Oficial do Cônsul-Geral da Itália a Rio Grande e Pelotas – – Foto Divulgação PMP

Durante sua estadia, Caruso participou de uma série de eventos culturais e institucionais, incluindo um almoço na Associação Italiana Pelotense, onde a comunidade local celebrou com música e arte italiana, reforçando os laços culturais entre as duas nações.

Um aspecto crucial desta visita foi a discussão sobre futuros projetos e colaborações. No Porto de Rio Grande, foi abordada a possibilidade de promover a cidade como destino de navios de cruzeiros, abrindo novas oportunidades de turismo e negócios. A Prefeitura de Rio Grande expressou total abertura para parcerias com o consulado, visando explorar espaços de negócios e promover a cultura italiana na cidade.

Finalmente, em Pelotas, a prefeita Mascarenhas destacou a rica diversidade cultural da cidade, sublinhando a importância da comunidade italiana na construção do tecido social e cultural local. Caruso, por sua vez, enfatizou a importância da hiperconectividade entre as cidades do Sul e a Europa, vislumbrando um futuro de maior colaboração e intercâmbio cultural.

Esta visita do Cônsul-Geral da Itália a Rio Grande e Pelotas simboliza um novo capítulo nas relações entre a Itália e o Rio Grande do Sul, destacando o compromisso mútuo em fortalecer laços culturais, econômicos e históricos. Com iniciativas como essa, as raízes italianas na região continuam a florescer, promovendo um intercâmbio rico e duradouro entre as duas culturas.

Botão Voltar ao topo