CASANEWS

Floresta urbana é tendência na decoração

Como cada vez mais pessoas estão morando em centros urbanos agitados e apartamentos compactos, um pouco de verde dentro de casa traz calma e tranquilidade, sentimentos necessários no lar. A tendência urban jungle, ou floresta urbana, consiste exatamente em aproximar a natureza da vida dos moradores. Ter verde por perto faz bem para a alma e também para o corpo: acalma, aumenta a sensação de bem-estar e até a resistência a doenças. Segundo pesquisas sobre o conceito de biofilia – teoria que defende que, ao longo da evolução humana, fomos programados para amar tudo o que é vivo – a natureza simplesmente nos faz sentir melhor, além de deixar a casa linda cheia de verde.

A arquiteta Cilene Monteiro Lupi decorou a varanda com mobiliários (mesas e pufe) e objetos (cachepots e almofadas) da Cecilia Dale

Muitas e muitas plantas

A maneira mais óbvia de criar sua minifloresta urbana é investir em plantas. O grande destaque é para as folhagens, e não flores. As pétalas podem aparecer como toques de cor, mas as folhas verdes são as verdadeiras protagonistas. E vale tudo: de paredes verdes e árvores frutíferas dentro de casa até simples vasinhos agrupados em aparadores e prateleiras. Para quem não leva muito jeito para jardinagem, as plantinhas mais resistentes, como cactos e suculentas são uma boa alternativa.

Objetos com estampas de folhas

Para fazer as refeições em meio à mata: jogos de jantar das linhas Paraty, Magnólia, Iporanga e Trancoso, misturados na composição acima. Peças de rattan e bambu colaboram com o clima rústico de floresta. As folhas também podem estar presentes em forma de estampas, espalhadas pelos objetos do cotidiano, como louças, almofadas, papéis de parede, gravuras, ou o que a sua criatividade permitir. Esses itens colaboram com o clima de tranquilidade e harmonizam o ambiente.

Cores e complementos

Fotografias ampliadas trazem a paisagem para a parede, também presente na estampa da almofada. As plantas e os materiais complementam o clima.

Quadros e almofadas com árvores e estampas de folhagens são perfeitos para criar esta atmosfera. Materiais naturais e mais rústicos remetem à floresta e também compõem muito bem a decoração. Peças de rattan, bambu e madeira são uma ótima escolha, além de tecidos com textura, como o linho. O verde e suas cores primárias, amarelo e azul, também ornam perfeitamente com a tendência.

 

Botão Voltar ao topo