Geral

Fevereiro inicia com festa em Salvador, Bahia

Dois feriadões seguidos – Dia de Iemanjá (02 de fevereiro) e Carnaval -, fazem da primeira quinzena de fevereiro uma grande festa para baianos e turistas que passam o verão na “terra da alegria”. E para não ficar nenhum dia sem opção de curtir a cidade, fevereiro já começou ontem (01) com a lavagem da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Baianas vestidas a caráter levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro para lavar a escadaria da igreja. Em seguida, será a vez dos blocos de chão (sem trios elétricos) fazerem a festa.

Hoje (2), feriado local, Salvador festejar Iemanjá, a rainha das águas, no candomblé. O turístico bairro de Rio Vermelho, com seus atrativos históricos e culturais, será o centro dos festejos. Ainda pela madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos da protetora do mar, vestidos de branco, fazem filas enormes para entregar oferendas e fazer pedidos deixados nos balaios.

Os cestos, que ficam na Casa do Peso da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho serão conduzidos, no fim da tarde, para o alto-mar em um cortejo de embarcações. Longe da praia, os balaios carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias são despejados na água. Na orla, durante todo o dia, os terreiros de candomblé que vão chegando da capital e do interior “tocam” para homenagear Iemanjá.

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, sábado e domingo, será a vez de Salvador ser invadida pelo pré-Carnaval. Mais de um milhão de pessoas devem participar da prévia carnavalesca, entre baianos e turistas, que vão ocupar a orla entre Ondina e Barra, no circuito chamado de Orlando Tapajós. No sábado (03), terá o Fuzuê, com 30 atrações percussivas e de sopro.

Já no domingo (04), será a vez do Furdunço, com 41 atrações, como os microtrios elétricos e “pranchões”. Os desfiles, tanto do Fuzuê quanto do Furdunço, começam às 15h, na altura do Clube Espanhol, em Ondina, e seguem em direção à praia da Barra. Os dois cortejos são marcados pelas manifestações culturais afro-brasileiras.

Botão Voltar ao topo