Negócios

Confiança dos empresários do comércio gaúcho se mantém em alta em fevereiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul se manteve em patamar otimista no mês de fevereiro. O indicador medido pela Fecomércio-RS alcançou 107,6 pontos, uma expansão de 17,6% sobre o mesmo período do ano passado. Com o resultado o ICEC emplaca a 7ª alta consecutiva – desde agosto de 2017. No confronto com o mesmo mês de 2017, todos os componentes apresentaram crescimento.

O índice que avalia as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) atingiu 86,7 pontos, registrando elevação de 42,3% sobre fevereiro/2017. O resultado indica que a percepção dos empresários em relação ao cenário atual permanece em ritmo de recuperação, ainda que em patamar pessimista – abaixo de 100,0 pontos. “Os níveis de confiança vêm crescendo desde o último semestre de 2017 e acontece tanto em relação ao setor como em relação à empresa”, destaca o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Os dados relativos às expectativas dos empresários do comércio (IEEC) tiveram variação positiva de 10,2% em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado. O indicador alcançou 144,6 pontos, mostrando um crescimento após um leve recuo em janeiro/2018. Segundo o presidente da Fecomércio-RS, a previsão é de continuidade do processo de crescimento no ano, puxado pela geração de novos postos de trabalho e por inflação baixa e juros reduzidos. No entanto, o cenário eleitoral no segundo semestre pode, de alguma forma, impactar nas expectativas do setor.
Os dados referentes aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) tiveram alta de 11,2% na comparação com fevereiro/2017, chegando a 91,3 pontos. A intenção de contratação de funcionários segue em patamar otimista, mas apresenta leve recuo devido à acomodação da demanda típica do período. . Pelo lado da intenção de investimentos, o indicador se mostra em linha com as expectativas de crescimento econômico para 2018.

Veja aqui a Análise completa do Icec.

Botão Voltar ao topo