Geral

Embrapa lança e-book sobre tecnologias de uso sustentável da água

Os resultados da pesquisa desenvolvida sobre o uso sustentável da água, ao longo de mais de 40 anos, reunidos em uma única publicação é o que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança oficialmente, dia 22 de março, durante o 8º Fórum Mundial da Água 2018. Água e Saneamento – Contribuições da Embrapa é o primeiro título a ser lançado do total de 18 que compõem a Coleção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, editada pela Empresa. A publicação contou com a participação de mais de 35 pesquisadores das Unidades Descentralizadas de todo o Brasil, envolvidos em soluções tecnológicas geradas ou adaptadas pela Embrapa. O objetivo da publicação, em formato e-book, é apresentar à sociedade como a ciência desenvolvida pela Empresa tem contribuído para o cumprimento das metas do desenvolvimento sustentável assumidas pelo país.

Para trabalhar a partir do alinhamento da agenda de trabalho institucional com o compromisso internacional com o ODS 6 relativo à água, a Embrapa selecionou seis das oito metas estabelecidas pelo documento da Organização das Nações Unidas (ONU) e elaborou um capítulo para cada uma delas, além de um dedicado à contextualização do assunto. Assim, o capítulo 1 introduz o leitor no cenário sobre o tema, apresentando a relação do ODS 6 com o mundo, com o Brasil e com a Embrapa, destacando a importância do manejo sustentável, do saneamento e da governança da água no território nacional. No capítulo 2, é apresentada uma síntese das contribuições da Embrapa para o ODS 6, por meio de soluções tecnológicas, da atuação em programas de políticas do governo federal e das experiências com as famílias e os parceiros da sociedade civil, além da sua expressiva colaboração com os programas de universalização do acesso e uso da água.

Nos capítulos 3, 4, 5 e 6, o tema é abordado no âmbito da qualidade, da escassez, do uso eficiente, da gestão dos recursos hídricos e da conservação dos ecossistemas hídricos. No capítulo 7, são apresentadas as ações desenvolvidas pela Embrapa de cooperação técnica e capacitação de agricultores, técnicos e formuladores de políticas públicas, sobre o reuso de efluentes domésticos tratados na horticultura e a coleta e armazenamento de água de chuva para uso agrícola. A gestão da água e do saneamento nas comunidades locais são o tema do Capítulo 8, e o capítulo 9 é dedicado a uma síntese da contribuição efetiva da Embrapa, perante os desafios do futuro.

IrrigaWeb – Após a solenidade de lançamento da publicação “Água e Saneamento – Contribuições da Embrapa”, com a presença confirmada do presidente da Empresa Maurício Lopes, será apresentado o IrrigaWeb – Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação, um curso virtual desenvolvido pela Embrapa, distribuído em módulos técnicos, testes-provas objetivas técnicas, videoconferências/oficinas online, vídeos técnicos e de divulgação sobre água na agricultura. Os módulos e as videoconferências online tratam, basicamente, de quatro assuntos: Água na Agricultura e Agricultura Irrigada; Água x Disponibilidade x Balanço Hídrico; Requisitos e condições para água pelas culturas e Aplicações de água e produtos na irrigação de cultivos.

Serviço
Lançamento do e-book Água e Saneamento – Contribuições da Embrapa
Dia 22 de março
Horário: 12h
Local: Auditório da Casa Brasil, na Expo, Estádio Mané Garrincha (8º Fórum Mundial da Água)

Informações da Embrapa

Botão Voltar ao topo