Geral

Como produzir minhocas e húmus em casa ou em pequenas propriedades

Embrapa ensina técnicas de manejo o bom desenvolvimento da atividade

Parece um composto rico e escuro. Contém cinco vezes mais nitrogênio, sete vezes mais fósforo e 11 vezes mais potássio que o solo comum. O Húmus é um super solo, produzido como resultado do processo de digestão da humilde minhoca.

É uma coisa básica, mas o aumento da produtividade das culturas e os benefícios a longo prazo do húmus de minhoca são inegáveis. O solo condicionado com esse “ouro negro” é o que impede que muitas operações agrícolas e de jardinagem sejam destruídas. Melhora a estrutura do solo, aumenta o rendimento e até melhora o sabor das frutas e legumes, e os faz durar mais tempo no campo. E não requer produtos químicos extravagantes ou embalagens industriais. Ele faz do jeito antigo, com milhões de funcionários vermelhos, para ser exato.

O húmus de minhoca pode ser produzido em um minúsculo armário urbano ou em uma grande fazenda. Alternativamente, você pode cultivar seu próprio “ouro negro” no seu quintal ou apartamento.

O que você precisa

Minhocas vermelhas são o tipo mais comum de vermes usados ​​para produção de húmus. Esses vermes são vendidos a peso em muitos centros de jardinagem. Você não precisa de muito para começar um minhocário doméstico. Um quilo desses “trabalhadores” é equivalente a 1.000 minhocas. Eles se reproduzem como loucos e regulam seu número com base na quantidade de comida disponível.

Duas caixas de plástico para armazenamento, com tampas de encaixe. A caixa que você usa precisa ter pelo menos 30cm de profundidade. Certifique-se de que eles são pretos ou opacos. Vermes gostam do escuro.

Alimente o plantel

Coloque alguns alimentos para as minhocas. Pedaços de vegetais, restos de comida e esterco curtido são os melhores. Só não adicione qualquer óleo ou produtos de origem animal, como ossos, carne ou gordura, ou qualquer laticínios como manteiga ou iogurte. Frutas cítricas são ótimas, pois o mofo azul que ocorre naturalmente nas cascas de cítricos é realmente bom e inocula sua lixeira com substâncias benéficas que ajudam seus vermes a fazer o seu trabalho. Basta ir moderadamente com substâncias ácidas, como limões e borra de café. “A diversidade é a chave”, explicam os entendidos no assunto.

Cuidados a se tomar

Para evitar a infestação por moscas sobre o minhocário, pegue algumas folhas de jornal molhado e coloque-as bem em cima da sua cama. Em seguida, pegue mais alguns, enrole-os e os coloque em volta dos cantos para formar uma vedação, para que tudo permaneça no lugar, úmido e suas minhocas protegidas.

Coloque-os para trabalhar

Não espere muito para começar a alimentar seu plantel, pois eles logo superam o trauma de um novo lar. Uma vez que estão prontos para isso, eles podem consumir até seu próprio peso em comida por dia. Então, se você colocar cerca de 1 Kg de vermes, tente colocar apenas cerca de um quilo de material orgânico por dia. Não se preocupe se você colocar muito ou pouco, apenas certifique-se de adicionar uma variedade de restos de comida, para que suas minhocas tenham algo para mastigar. Você pode alimentá-los com pequenos intervalos de poucos dias, mas não ultrapasse o tempo de uma vez a cada duas semanas. Apenas certifique-se de substituir a comida que está desaparecendo. Você verá que alguns alimentos serão decompostos mais rapidamente (como frutas maduras) e outros levam uma eternidade (como legumes e repolho). Para evitar maus odores, enterre os restos de comida embaixo de algumas folhas de jornal e varie a localização dos alimentos em toda a caixa.

Hora da colheita de seu composto

Uma vez que os vermes tenham feito seu trabalho, você terá húmus de minhoca no lixo. É marrom escuro e parece com grãos de café. Para conseguir separar, sem usar maquinário sofisticado, leve as minhocas para outra área com alimentos frescos. Em poucos dias, a maioria deles estará trabalhando na nova área, para que você possa colher cuidadosamente o composto finalizado. Tudo bem se você tiver algumas minhocas pendurados na hora de remover o composto. Apenas certifique-se de deixar a maioria deles na caixa para continuar trabalhando. Você também pode separar o compartimento superior e despejar o “suco” que se acumula no compartimento inferior. Este material é como uma bebida de alta energia para suas plantas. Dilua ou areje e alimente suas plantas de casa. E não esqueça de agradesçer a seus “funcionários”.

Embrapa

O folder Minhocultura ou vermicompostagem, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ), mostra os principais aspectos para aqueles que desejam começar uma criação de minhocas e produção de húmus. Entre os pontos abordados estão: local ideal de construção do minhocário, técnicas de criação e manejo, comercialização e as principais fontes de matéria prima para produção de húmus.

Outra publicação da Embrapa que fala sobre a minhocultura para a agricultura familiar é a Circular Técnica Minhocultura e produção de húmus para a agricultura familiar, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), também disponível para download.

Botão Voltar ao topo