Geral

Prefeitura anuncia ampliação do posto de saúde na aldeia kaingang

O secretário da Saúde Ricardo Charão participou, na tarde do dia 20, de uma reunião com a comunidade indígena kaingang da Aldeia Por Fi Ga, localizada na Estrada do Quilombo. Diante do grupo, anunciou a ampliação do posto avançado de saúde, com a construção de um espaço odontológico. A sala terá novos equipamentos odontológicos e móveis recebidos por doação. Além disso, Charão propôs que os indígenas ajudem na elaboração de um projeto de saúde que leve em conta as características da população atendida.

“O município trabalha dentro das suas possibilidades econômicas e dentro da legislação. Não podemos tirar recursos de outras áreas e para outros fins. Creio que chegamos num acordo que contempla boa parte das reivindicações”, ressalta Charão.

Também no encontro, a professora do Departamento de Odontologia da UFRGS, Márcia Cansado, apresentou um projeto de parceria entre os kaingangs e a universidade, que será analisado pela comunidade.

O debate, coordenado pelo cacique Antônio dos Santos, contou com a participação de representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da Funai e estudantes da UFRGS.

Botão Voltar ao topo