NotíciasRio Grande do Sul

Aniversário do Jardim Botânico de São Leopoldo é celebrado com atrações para a comunidade

Para celebrar a passagem dos sete anos do Jardim Botânico de São Leopoldo a Prefeitura organizou uma programação diversificada. Durante o final de semana de 24 e 25 de março, as atrações para quem visitou o Parque Natural Imperatriz Leopoldina envolveram mateadas, percurso de trilhas ecológicas e apresentações culturais. A comunidade teve a disposição uma praça de alimentação e de produtos da Economia Solidária, além de um espaço governamental com participação das secretarias municipais.

Na abertura do evento no sábado, o prefeito Ary Vanazzi que toda área do Parque estava muito degradada.O secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini, lembrou que o Jardim Botânico de São Leopoldo está entre os 31 existentes no Brasil.

A Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) realiza a ação com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedettec), Cultura (Secult), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Direitos Humanos (SEDHU), Proteção Animal (Sempa), Gabinete da Vice-prefeita, Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) e do CTG Sinuelo da Feitoria.

Sobre o Jardim Botânico de São Leopoldo – Parque Imperatriz
O Jardim Botânico foi inaugurado no dia 22 de março de 2011 pelo prefeito Ary Vanazzi e ficou sob coordenação de Flora Zeltzer, sendo uma unidade do Parque Imperatriz com atribuição diferenciada. No acervo do Jardim Botânico os visitantes podem conferir documentos e histórias que contam o trabalho que desencadeou na sua criação. O objetivo é a manter informações documentadas de plantas vivas com a finalidade de investigação científica, conservação, exposição e educação.

Em São Leopoldo, no local são realizadas ações para a comunidade como oficinas de identificação de plantas e caminhadas guiadas pelo Parque. A disponibilidade destas atividades são divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de São Leopoldo.

O Herbário Municipal João Dutra, que funciona como sede do planejamento do Jardim Botânico fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h no Parque Imperatriz.

Botão Voltar ao topo