Geral

Mercado internacional faz metalurgia puxar alta dos preços

Impulsionada pelo mercado internacional, a metalurgia foi a atividade que mais contribuiu para a alta de 0,41% do Índice de Preços ao Produtor (IPP) de fevereiro, na comparação com janeiro, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira. Com relação ao mesmo mês de 2017, a variação foi de 5,23%, enquanto o acumulado no ano ficou em 0,89%.

A metalurgia impactou em 0,20 ponto percentual (p.p.) o resultado geral, sendo acompanhado de perto apenas pela fabricação de produtos alimentícios, com 0,18 p.p.. A alta no setor de metais foi motivada pela movimentação na economia internacional.

“A metalurgia tem um peso importante na pesquisa e teve um aumento razoável, o maior em fevereiro (2,51%). Foi impulsionado basicamente por todo grupo de aço, bobina, lingotes e alumínio, que sofrem influência do mercado internacional”, explica o analista do IBGE Manuel Campos Souza Neto. “A China tem aumentado bastante seus preços em relação ao aço, fechando usinas de indústrias que produzem aço de baixa qualidade, também para se adequar a padrões internacionais. Além disso, o cobre também tem tido aumentos”, explica o pesquisador.

Botão Voltar ao topo