Geral

SP, RJ e MG são os maiores investidores da bolsa de valores

Paulistas, cariocas e mineiros são os maiores investidores na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Segundo dados da instituição, brasileiros dessas três unidades da Federação são os que mais têm contas abertas e os que mais têm dinheiro aplicado em ações.

Esses investidores mantinham, até março, R$ 148,5 bilhões em papéis de empresas com capital aberto, o equivalente a 77% do total investido por pessoas físicas no mercado acionário. Essas três unidades da Federação são também as mais populosas do País, e isso se reflete na bolsa de valores.

A BM&FBovespa tem registrado 278,2 mil contas abertas para investidores paulistas; para cariocas, 102,2 mil; e para os mineiros, 51,9 mil. O Amapá tem o menor número de contas, 343 até março.

Fazendo poupança com ações

Os dados da bolsa revelam ainda que o interesse do brasileiro pelo mercado financeiro cresceu nos últimos anos, principalmente no ano passado, quando o País venceu a recessão e voltou a crescer.

Segundo esse balanço da BM&FBovespa, no auge da crise o número de investidores chegou a cair: -4,27%, em 2014, e -1,24%, em 2015. No ano passado, com o fim da recessão, o número de investidores salta de 9,86% para 619,6 mil, um recorde. Até o fim de março esse número seguia em alta, passou para 652,9 mil.

Botão Voltar ao topo