Eventos

Clube de Leitura da Biblioteca Pública RS destaca Franz Kafka

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE-RS) sedia no dia 13 de abril (sexta-feira), às 17h, a palestra de Gustavo Czekster sobre a novela “Na Colônia Penal” e o conto “Um Artista da Fome”, de Franz Kafka, com entrada franca.

A atividade se insere no Clube de Leitura da instituição, que se debruça sobre a obra do escritor tcheco de língua alemã Franz Kafka (1883-1924), considerado um dos principais escritores de literatura moderna e cuja obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX. As inscrições são feitas pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br (não obrigatórias, apenas para efeito de controle).

Enviado a uma colônia penal para dar sua opinião sobre os métodos nela empregados, um viajante descobre ali um sistema judiciário bárbaro. Ele assiste a uma execução em que o condenado é preso a uma máquina, que inscreve em seu corpo a sentença, até que a morte venha. Além dele e do próprio condenado, participam da cena apenas um soldado e o oficial encarregado de ministrar a justiça, o que será feito com o auxílio da máquina, expressamente concebida para que cada condenado sinta na carne o peso e a especificidade da sentença que recebeu. Com esse texto, que evoca “O Jardim dos Suplícios”, do francês Octave Mirbeau, Kafka retrata uma humanidade covarde e indiferente à sua própria violência. A  obra atemporal foi bastante criticada na época de sua publicação, 1919, e seu clima de pesadelo e horror dá o tom da estarrecedora e sombria visão que o autor emprestou a toda sua produção.

‘Um Artista da Fome’ foi publicado inicialmente em 1922 e depois serviu de nome para o último livro que Kafka publicou antes de morrer, que reúne histórias escritas no final da vida, quando já estava condenado pela tuberculose. Alguns críticos afirmam que é o conto mais autobiográfico do autor, onde a visão do artista isolado de tudo e de todos proporciona um espetáculo que já não interessa a mais ninguém.

 

 

SERVIÇO: 
Dia: 13 de abril de 2018 (sexta-feira).
Hora: 17h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Inscrições: Pelo e-mail bpe-rs@sedactel.rs.gov.br, para efeito de controle, sem obrigatoriedade.
Informações: Telefone 3225-9619
Entrada franca.