Geral

Congresso técnico organiza Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Entre os meses de maio e junho, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoverá a etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Em sua 48º edição, o evento reúne alunos da rede pública de ensino municipal e estadual na promoção da prática do esporte educacional. Vão competir alunos do 5º ao 3º ano do ensino médio, com idade entre 9 e 17 anos, nas modalidades de atletismo, basquetebol, handebol, futsal, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O primeiro lugar de cada modalidade é classificado para a etapa regional.

Na última quinta-feira, 12 de abril, reuniram-se no Salão Nobre da Smed professores de educação física da rede pública durante o Congresso Técnico, a fim de organizar as atividades. Foram debatidas as regras, o regulamento e algumas alterações. Em 2018, o Jergs passou a fazer parte de uma política pública de esporte, promovido pela Smed, para a educação física escolar. Neste caso, o investimento será destinado para a arbitragem e a confecção das medalhas de ouro, prata e bronze, para as premiações. “As escolas que estão em locais mais vulneráveis vão conseguir participar do evento, sendo que são essas as que mais precisam do esporte como elemento de construção da cidadania, explica o supervisor e referência na Educação Física da Smed, Éderson dos Santos.

As disputadas ocorrem em quatro fases: Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. Durante a etapa municipal, os jogos acontecem na Unisinos, no Ginásio Municipal e na EMEF Irmão Weibert. As escolas que têm interesse em participar dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul devem enviar e-mail para smed.jergs@gmail.com.

Botão Voltar ao topo