Geral

Cine Iberê exibe O Gabinete do Dr. Caligari, com trilha sonora ao vivo

O músico Yanto Laitano interpreta o filme mudo de Robert Weine, realizado em 1920, em sessão especial. A entrada é franca

No próximo domingo, 29 de abril, às 16h, o Cine Iberê exibe O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Weine, considerado o primeiro filme de terror da história do cinema, realizado em 1920. A sessão especial contará com trilha sonora executada ao vivo pelo músico Yanto Laitano, com entrada franca.

O Gabinete do Dr. Caligari é um dos filmes mais importantes da história do cinema mundial, precursor do movimento expressionista alemão. O diretor Robert Wiene (1873-1938) fez sua primeira investida no cinema em 1912, com seu roteiro para Die Waffen der Jugend e adaptou o romance Crime e Castigo, de Fiodor Dostoiévski (1923). Depois que Hitler tomou o poder na Alemanha, Robert Wiene deixou Berlim, primeiramente para Budapeste onde dirigiu One Night In Venice (1934), posteriormente para Londres e finalmente para Paris, onde tentou produzir junto de Jean Cocteau uma reprodução sonora de O Gabinete do Dr. Caligari. Wiene morreu em Paris dez dias antes do fim da produção de um filme de espiões,Ultimatum. O filme foi terminado por seu amigo Robert Siodmak.

Sinopse: o Dr. Caligari é um médico que viaja por feiras de aberrações com o sonâmbulo Cesare que, segundo ele, está há 23 anos dormindo. Sua próxima apresentação é numa pequena cidade na fronteira com a Holanda. Na primeira noite de sua exibição, Cesare é acordado por Caligari e faz uma previsão pessimista para um dos espectadores: ele morrerá naquela noite. Sua previsão acontece, e a morte do homem está relacionada a uma série de crimes de assassinato no local. Cesare e Caligari são considerados suspeitos. O resultado final é inesperado: os motivos pelos quais os acontecimentos sucederam-se formam um dos primeiros finais-surpresa do cinema, explicado através de flashbacks.

Yanto Laitano é pianista, compositor, cantor e produtor. Suas atividades artísticas abrangem a música erudita contemporânea, eletrônica, diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock, música indígena e música para cena. É compositor de trilhas sonoras para audiovisuais e espetáculos de teatro, dança e circo, com prêmios no 27º Festival de Cinema de GramadoHistórias Curtas (RBS, 2007) e Tibicuera (2015), pelo seu espetáculo Orquestra de Brinquedos, além de oito Açorianos de Música (seis por suas produções e dois individuais). Sua discografia inclui dois discos com o Ex-Machina, grupo de compositores de música experimental e o álbum conceitual Yantux, seu quinto disco, lançado em dezembro de 2017. Estudou no IRCAM – Institut de Recherches et Coordination Acoustique/Musique (França) e no Hungarofest, em Szombathely (Hungria). Possui composições apresentadas em dez países das Américas e da Europa e uma composição lançada pela revista Guitar Review, de Nova York, em 2006.

A sessão cinema mudo com música ao vivo integra o programa Silêncio em Movimento – cinema mudo com música ao vivo, atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite – Volume 3. O Cine Iberê tem a curadoria de Marta Biavaschi.

Botão Voltar ao topo