Geral

Como não cair em armadilhas durante a Copa da Rússia

A seleção de Tite voltou a deixar os brasileiros entusiasmados e com expectativas de deixar a Rússia com o hexacampeonato. O Brasil é o terceiro país que mais reservou ingressos para assistir à Copa do Mundo de perto. A vontade de assistir aos jogos pode ser imensa, mas junto com ela algumas preocupações devem ser levadas em consideração. A BeeCâmbio, plataforma de venda de moeda estrangeira totalmente online, separou algumas dicas para evitar dores de cabeça durante a estadia na Rússia. Confira:

Visto e passaporte
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Rússia e podem ficar por até 90 dias no país, mas é importante não se esquecer de algumas regras importantes:

  • O passaporte deve estar com validade mínima de seis meses até o último dia de viagem.
  • Cidadãos americanos e da União Europeia precisam de visto, então, se você tiver dupla cidadania, é mais fácil entrar com o passaporte brasileiro.

O governo russo liberou a emissão de um visto eletrônico para estrangeiros que querem visitar o país durante a Copa, chamado de Fan ID. O documento permitirá a entrada dez dias antes da primeira partida e a permanência de no máximo 10 dias depois da final sem a necessidade de visto. Para emitir o documento basta acessar o site oficial. Caso a pessoa já tenha os ingressos dos jogos em mãos e emitia o Fan ID, entrar no país se torna muito mais fácil e rápido. Além disso, garante transfer gratuito de trens nas cidades sedes da Copa 2018. Se o objetivo for ficar mais de sete dias no país, é necessário ter o registro migratório.


Como emitir o registro migratório?
Se a hospedagem for em hotel ou hostel, o registro já é concedido. Mas se for alugar um apartamento, é necessário solicitar o documento ao proprietário do imóvel.

Idioma
O russo é o idioma predominante do país. São raras as placas e indicações traduzidas para o inglês, língua universal. São poucas as pessoas que falam qualquer outro idioma que não o deles próprio. Para não ter grandes problemas, é recomendado aprender frases importantes de direcionamento e informações e comprar pacotes de ingressos com transporte do hotel para o estádio com um guia que fale português, inglês ou espanhol.

Verão na Rússia
A Copa do Mundo vai acontecer entre junho e julho, período de verão na Rússia. Nessa época do ano, o dia amanhece às 4h da manhã e só anoitece às 22h. As pessoas lotam as ruas, bares e restaurantes e fazem uma verdadeira festa do jeito que o brasileiro gosta. Mas é sempre importante ficar atento a possíveis tentativas de roubo.

Preconceitos
A Rússia é conhecida por episódios chocantes de racismo, xenofobia e discriminação. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recomendou viajar com cuidado, não esquecendo de possíveis situações que poderão surgir no país. Violência física é uma questão muito rara, mas ataques contra minorias acontecem com frequência no país.

Botão Voltar ao topo