Geral

PROTESTE alerta: redobre a atenção aos alimentos comprados após a greve

A greve dos caminhoneiros tem trazido impactos significativos em diversos setores do mercado. Um dos principais transtornos que você, consumidor, deve estar sentindo na pele está relacionado a sua própria alimentação. Pelo país todo, inúmeros mercados estão com as prateleiras vazias em função do atraso na entrega de mercadorias que chegam de outras regiões do Brasil. Para piorar, o desabastecimento tem produzido aumento de preços em alimentos básicos, como batata e cebola. Para que você não sofra ainda mais com os problemas decorrentes da escassez de produtos, separamos algumas dicas na hora de selecionar os itens nas prateleiras:

Carnes

Antes de comprar, verifique gôndolas e cor dos cortes. Verifique o acondicionamento e a higiene do local de exposição. Gelo na embalagem pode indicar falha no armazenamento, devido a descongelamento prévio. Veja as informações de origem, como numeração do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou inspeção estadual, os dados de validade e de produção devem ser legíveis. Confira se não há abertura para entrada de ar. Inspecione furos na carne, que podem indicar que tenha sido injetada com água ou salmoura. A cor deve ser vermelha brilhante ou marrom, para as maturadas. A gordura deve ser branca ou amarela clara. Em caso de tons esverdeados ou odores não característicos, rejeite o produto.

Raízes (Batata, cenoura, mandioca…)

Dê preferência às raízes com casca íntegra e consistência firme, se possível, sem rachaduras ou picadas de insetos.  O formato não faz diferença. Evite as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.

Frutas

Dê prioridade às mais limpas e consistentes. Não há problema se houver manchinhas ou pintas. Evite aqueles frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração. No caso das bananas, por exemplo, as manchas marrons indicam que estão macias e quando estão inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem ser cozidas para o preparo de bolos, tortas e doces (não precisa desperdiçar).

Flores (couve-flor, brócolis…)

Escolha flores firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos. Verduras (alface, escarola, espinafre) Opte por folhas íntegras e viçosas, limpas, com poucas manchas e sem sinais de inseto.  Evite as verduras murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas.

Na situação atual, mais do que nunca é importante evitar o desperdício. 

Compre somente a quantidade que vai consumir, já que esses produtos são bastante perecíveis e estragam com certa facilidade. Além disso, reaproveite o que seria jogado fora como, cascas, talos e algumas sementes, são ricas em fibras e podem ser usadas no preparo de doces, tortas e bolos.

Botão Voltar ao topo