Geral

Concurso premia curtas audiovisuais sobre população rural brasileira

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Curtas Audiovisuais, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Nações Unidas, por meio do Programa Semear Internacional, que distribuirá 1 mil reais para cada um dos dez primeiros colocados.

O primeiro lugar apresentará seu vídeo durante o 12º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, que acontecerá em Bogotá, na Colômbia, com todas as despesas pagas. O edital e todas as informações sobre as inscrições para o concurso estão nos links abaixo. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho.

O concurso é direcionado a agricultores familiares que residem em comunidades rurais brasileiras, em especial as que são atendidas por algum projeto apoiado pelo FIDA no Brasil. A intenção é reunir boas práticas que mostrem os impactos das ações dos projetos FIDA sob o olhar dos próprios beneficiários.

Além do Semear Internacional, fazem parte da carteira de projetos do FIDA no país os projetos Dom Távora, em Sergipe; Procase, na Paraíba; Paulo Freire, no Ceará; Viva o Semiárido, no Piauí; Pró-Semiárido, na Bahia; e Dom Helder Câmara, que atua em diversos estados brasileiros.

Com o tema “Mulheres e jovens: protagonistas no desenvolvimento do semiárido brasileiro”, o concurso selecionará vídeos que retratem histórias de mulheres ou jovens que, por meio de alguma ação praticada na comunidade que residem, proporcionaram mudanças positivas no cotidiano daquela região. As pessoas retratadas nos vídeos precisam morar em comunidades rurais atendidas por algum projeto FIDA. Os vídeos deverão incluir narrativa sobre alguns resultados econômicos provenientes da atuação dos projetos apoiados pelo organismo internacional.

Para participar do concurso, o candidato terá que produzir um vídeo entre três e cinco minutos em qualquer tipo de equipamento (câmera de vídeo, câmera de fotos digital, sequências de fotos, câmera de celular, animação etc), com resolução mínima de 720 x 480 pixels e nitidez suficiente que permita uma visão clara. Os vídeos poderão pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, jornalístico etc).

O candidato deverá preencher uma ficha de inscrição e os termos de uso de imagem, assinada pela(s) pessoa(s) que está(ão) participando da gravação, e de uso do vídeo assinada pelo autor, e enviar com o link da obra para download ao e-mail concursosemear@gmail.com. Toda a documentação necessária está disponível no site do Semear Internacional.

Semear Internacional

O Semear Internacional é um programa fruto de uma doação do FIDA para o Brasil que trabalha com gestão do conhecimento, monitoramento, avaliação e comunicação junto aos projetos apoiados pelo FIDA na região semiárida do Nordeste do país. A iniciativa atua por meio de capacitações, intercâmbios e difusão das boas práticas presentes nestes projetos em todo o Brasil e em países da América Latina e África.

Download de documentos

Ficha de Inscrição: ficha de inscrição_concurso
Edital do Concurso: edital_concurso_videos
Termo de Uso de Imagem: autorização de imagens_entrevistas
Termo de Uso de Vídeo: autorização de uso dos vídeos

Botão Voltar ao topo