Geral

Empreendedoras: As lições de vida de mulheres que inspiram

Na manhã desta quarta-feira (11), cerca de 80 mulheres se reuniram na sede da ASSEMPLIFE para ouvir histórias de três mulheres que mostraram sua força e determinação. Em formato de painel, Simone Andréia Kuhn, fundadora do Super Mano Supermercado, Vivian Northfleet, diretora da Baliza Construtora e Jaqueline Gomes, idealizadora da SUA Consultoria Empresarial, contaram suas trajetórias pessoais e profissionais durante a segunda edição do Café Mulheres Inspiradoras, ação do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da ACIST-SL e da Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria. A mediação do painel foi da jornalista Elizabeth Renz.

Os presidentes das entidades, Oldemar Brahm e Odinir de Zorzi, ressaltaram a importância de eventos como este para a integração e troca de experiências. Únicos homens do evento, destacaram que as mulheres têm assegurado os seus lugares como profissionais e agentes de transformação. Job Zanella, coordenadora do Núcleo, convidou todas a fazerem parte do Núcleo, fortalecendo ainda mais os vínculos, tanto de negócios como de amizade.

Viviane Northfleet, Simone Kuhn e Jaqueline Gomes

“Eu sou a única mulher em um grupo de construtores e incorporadores e nunca senti a menor discriminação. Nós somos iguais e não precisamos nos dividir por gênero para mostrar nossa capacidade. Estudamos, criamos, temos experiências, como todo mundo”. A declaração é de Vivian Northfleet aos ser questionada sobre o ambiente de trabalho em um segmento que normalmente é masculino. Jaqueline Gomes reforça a opinião salientando que a profissionalização e a preparação, sim, são essenciais para o mercado. “Eu corrijo minhas clientes quando dizem que são autônomas ou microempresárias. Ninguém é micro. São empresárias que têm especialização em algo ou possuem uma microempresa. Esta postura faz toda a diferença”.

Para Simone Kuhn, uma das principais lições da sua trajetória é a não desistência dos sonhos e das metas, lembrando que iniciou sua vida profissional de modo muito humilde e foi crescendo com as oportunidades que foram aparecendo. Explica que, em funcionamento desde 2003, o Super Mano é uma empresa familiar criada pelo ela e pelo marido Manoel Silvestre Kuhn. Estruturado no antigo Sacolão Nilson, o estabelecimento foi reformado e reinaugurado em 2007. Hoje com 50 funcionários, os próximos passos são a ampliação da área e do estacionamento. “O maior desafio hoje é a questão tributária, que inibe demais os investimentos”.

Vivian Northfleet (conhecida por todos como Vika), também dirige uma empresa familiar. Desde 2011, cuida da área de gestão da Baliza Construtora, fundada pelo pai há 35 anos. Com forte atuação no segmento de imóveis populares, a Baliza emprega 60 pessoas e está coordenando três empreendimentos. Para ela, a burocracia é um desafio a ser vencido, juntamente com o treinamento de equipes para a comercialização das unidades.

Jaqueline Gomes atua como consultora há 15 anos. Natural do Amapá, hoje reside em Chapecó/SC e ministra cursos e palestras em todo o Brasil. Há cinco anos, coordena o Programa no Coração do Cliente, levado o conceito de atendimento Disney para os mais diversas clientes. “As empresas precisam ser amadas e não lembradas e para isto é preciso uma preparação voltada para o atendimento de excelência”.

O Café Mulheres Inspiradoras faz parte de uma das metas do Planejamento Estratégico do Núcleo Mulheres Empreendedoras da ACIST-SL, que é envolver cerca de 300 mulheres no espírito empreendedor, independente das suas profissões ou atividades.

Botão Voltar ao topo