NotíciasRio Grande do Sul

Prédio da Biblioteca Machado de Assis recebe reforma

Espaço será fechado na próxima quarta-feira, 25

Em mais um passo para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal da Cultura (Secult) inicia, a partir de agosto, a reforma do prédio da Biblioteca Pública Machado de Assis. O espaço histórico e de grande importância para a cultura do município receberá diversas melhorias, atendendo as necessidades de readequação de acessibilidade e reformas do telhado e do prédio anexo ao local, onde futuramente funcionará o Arquivo Público Municipal.

Conforme o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, o processo de reforma tem entre os seus objetivos aproximar a comunidade com os serviços da Biblioteca, que hoje conta com um acervo de mais de 70 mil livros. “Buscamos qualificar o Espaço para que a população frequente e se aproxime ainda mais do que a Biblioteca tem para oferecer. Além disso, a manutenção do prédio vai de encontro com a atenção que a Secult tem dado para o Patrimônio da cidade”, destaca Cardoso. Ele ainda completa. “É mais uma conquist0a para Novo Hamburgo que deve ser comemorada.” O investimento total da obra será de R$ 225 mil.

O prédio onde hoje está instalada a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis foi construído em 1908. O imóvel já abrigou uma escola, entre 1909 e 1921. Já em 1978, a edificação foi tombada como patrimônio público e, em 18 de fevereiro de 1982, foi entregue à população como definitiva sede da Biblioteca.

Atendimento durante a reforma

A Biblioteca Municipal mantém suas atividades até o dia 25 deste mês. Após, o Espaço ficará fechado e sem atendimento ao público para organização do acervo e dar início as reformas. Para os leitores que possuem livros emprestados, as devoluções podem ser feitas a partir do dia 26 na Secult, que fica no terceiro andar do Centro Municipal da Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, no Centro).

Botão Voltar ao topo