Geral

Revisão do Plano Diretor de São Leopoldo é apresentada

Nesta quinta-feira, 13 de setembro, foi apresentada a revisão do Plano Diretor da cidade de São Leopoldo, no auditório da Escola de Gestão da Prefeitura. A reunião marca o fechamento do processo, composto pelas diretrizes básicas que regem o município, antes de seu encaminhamento para a Câmara de Vereadores. Seu objetivo principal é regrar e organizar o uso do solo urbano leopoldense. Após a apresentação do plano, os presentes puderam sanar dúvidas com a equipe responsável.

A partir da reanálise do processo, pontos importantes para a cidade foram readequados, a começar pela mancha de inundação pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS). Questões referentes ao perímetro urbano, inventário de bens de interesse histórico, artístico e cultural, além de adequações na legislação de parcelamento do solo foram redefinidas.

Também foram reanalisadas legislações estaduais e federais de todos os âmbitos e na setorização.
“Pretendemos induzir o desenvolvimento da cidade onde há infraestrutura para absorver este adensamento”, frisa o coordenador da revisão, João Henrique Dias. “A ideia é atender o interesse público e o bem comum, chegando a um ponto de equilíbrio com a realidade em busca de um desenvolvimento sustentável. O objetivo é utilizar o Plano Diretor como instrumento de planejamento estratégico de longo prazo com o município e a participação da comunidade”, finaliza.

A revisão do Plano Diretor ocorre desde 2016, quando foram realizados mais de 100 encontros para redefini-lo. Com a mudança de gestão, seus termos foram revisados. Aconteceram reuniões técnicas internas entre o final de 2017 e metade de 2018. De 27 de agosto a 6 de setembro deste ano, ocorreram outras 12 reuniões com técnicos da prefeitura e sociedade civil.
O secretário de Gestão de Governo, Marcel Frison, comentou sobre um dos mais importantes focos do plano. “O mercado de São Leopoldo se dará pelo dinamismo econômico da nossa cidade. São Leopoldo perdeu isso nos últimos anos, nosso objetivo é recuperar”, ressaltou.

Estavam presentes o coordenador da revisão, João Henrique Dias, o secretário Geral de Governo, Marcel Frison, a Coordenadora Adjunta da revisão, Cristiane Maciel, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Mário Rosito, o secretária adjunto Geral de Governo, José Soares, integrantes dos grupos temáticos de inserção metropolitana, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico, ordenamento territorial, mobilidade urbana e habitação, além de membros da sociedade civil.

Botão Voltar ao topo